QUESTÕES SOBRE O FILME O AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANO SUASSUNA
1- Quem é o protagonista do filme?
2-E o antagonista?
3- João Grilo é matreiro, isto é, que vence pela esperteza.Descreva algum acontecimento na história que destaca essa característica da personagem?
4- No filme, podemos observar diversas características do povo nordestino.Cite algumas, como tradições, cultura e outras coisas que você observou.
5- Você concorda com o julgamento que aconteceu no final da história?Por quê?
6.Dê sua nota ao filme ,justifique com no mínimo 5 linhas.
Soluções para a tarefa
Perguntas sobre o Auto da Compadecida:
1) O protagonista do filme é João Grilo. O personagem foi interpretado pelo ator Matheus Nachtergaele.
2) O antagonista é o Diabo, interpretado pelo ator Luis Melo.
3) João Grilo ganha pela esperteza o cangaceiro Severino, ao dizer que possuía uma gaita que fazia a pessoa voltar a vida. Primeiro, fez uma demonstração falsa com seu amigo Chicó, onde encenou a morte dele. Com isso, acabou fazendo com que o cangaceiro fosse morto.
4) Algumas características do povo nordestino é a fé, quando mostram a devoção por santos, como a Compadecida e Padre Cícero. A presença de cangaceiros, assim como as características das vegetações e clima do nordeste.
5) A resposta da 5° se torna pessoal ao aluno, devendo dar a sua opinião.
6) A resposta da 5° se torna pessoal ao aluno, devendo dar a sua opinião.
O Auto da Compadecida
O filme é brasileiro e inspirado em uma obra de Ariano Suassuna, chamado de Auto da Compadecida; O Santo e a Porca e; Torturas de um Coração.
No filme, podemos ver os golpes que João Grilo e Chicó dão no povo para sobreviver. Inclusive o cangaceiro que vive os perseguindo pela região.
Entenda mais sobre O Auto da Compadecida: https://brainly.com.br/tarefa/25753856
#SPJ2
A seguir a resolução das questões acerca do filme O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna:
1- Quem é o protagonista do filme?
O protagonista do filme é João Grilo (interpretado por Matheus Nachtergaele).
2- E o antagonista?
O antagonista é o Diabo (interpretado por Luís Melo).
3- João Grilo é matreiro, isto é, que vence pela esperteza. Descreva algum acontecimento na história que destaca essa característica da personagem?
João Grilo vence o cangaceiro Severino dizendo que possuía uma gaita que, ao tocá-la, era possível fazer uma pessoa voltar a vida. Ele orquestrou uma cena falsa com Chicó, o que fez com que o cangaceiro acabasse morto.
4- No filme, podemos observar diversas características do povo nordestino.Cite algumas, como tradições, cultura e outras coisas que você observou.
O dialeto, os estereótipos da relação com a fé e o cristianismo, o clima e a vegetação da locação característicos do nordeste.
5- Você concorda com o julgamento que aconteceu no final da história? Por quê?
Concordo. O julgamento funciona como uma metalinguagem de um dos principais arcos da sátira, o tema religioso da moral católica.
6- Dê sua nota ao filme, justifique com no mínimo 5 linhas.
O filme instaura sátiras de uma forma boa e efetiva, além de incorporar de uma boa forma o espírito modernista no que diz respeito a adaptar tendências mundiais (moral católica) a contextos regionais (cenário nordestino), aproximando-os da realidade vivida pelo Nordeste brasileiro. Nota 5.
Ariano Suassuna
Perante a consistência de toa sua obra, é possível notar que Ariano procura relatar importantes questões da sociedade. A exemplo disso:
- Desigualdade social
- Avareza e ganância
- Fome e pobreza
- Abuso de poder
- Capitalismo
Veja mais sobre O Auto da Compadecida em: brainly.com.br/tarefa/25753856
#SPJ2