QUESTÕES: (Respostas completas) 1. Resuma o enredo da crônica. Depois, faça a divisão dos elementos do enredo: apresentação, complicação, climax e desfecho. 2. Quem são os personagens da narrativa? Classifique-os. 3. Quando e onde acontece a história? 4. Qual é o foco narrativo do texto? Qual o tipo de narrador? Justifique com uma passagem do texto. Retire do texto exemplos de discurso direto e indireto. O texto retrata uma situação comum no cotidiano das famílias. Qual é essa situação? 7. Observe esse trecho do diálogo do texto: "vim buscar o Edmundo.
Ah ,o Edmundo.
acho q a turma chama ele de boca."
a) A oração sublinha está em linguagem informal ou formal ?
b) reescreva-a , utilizando a linguagem padrão.
8. O pai de Felipe, o aniversariante, atende , na porta seu apartamento, outro pai que procurava o filho , Edmundo. Pela resposta "Ah , o Edmundo ", deduza : O dono da casa sabia quem era o garoto?
ME AJUDEMMM PFVV..
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O enredo não linear confunde essa sequência. Neste caso, o enredo pode ser apresentado pelo seu desfecho ou ser revelado aos poucos ao longo da narrativa.
Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis é um exemplo clássico desse tipo de enredo, já que a narrativa tem início com a morte do protagonista.
Somente depois de revelar o fim da trama, o narrador passa a relatar a sua vida, da infância à idade adulta. Ao longo do tempo, entretanto, o leitor é convidado a voltar ao passado:
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.