Pedagogia, perguntado por claudiotadeu846, 1 ano atrás

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Questão 1


Reflita sobre o fragmento abaixo, de Leonardo Boff, e assinale a afirmativa correta.

Na nossa complexa carteira de identidade humana, aparecem os nossos quatro enraizamentos: o cósmico, o terrenal, o cultural e o pessoal. Somos efetivamente um microcosmo. Não precisamos ter vergonha de nossas múltiplas raízes. Ao contrário, temos razões de orgulho de nossa mestiçagem universal. Precisamos humildemente acolher nosso bilionário processo de fazimento; precisamos, também, saudar a imensa riqueza cósmica que em nós deságua e que ganha um perfil pessoalíssimo em cada indivíduo. Ele surge como um Amazonas de interrogações, um mar de desejos e um oceano de utopias. Hoje, graças à civilização tecnológica, aprofundamos ainda mais o nosso enraizamento, seja na dimensão micro seja na dimensão macro. Estamos deixando a Terra e nos lançando para os espaços celestes.

(BOFF, Leonardo. Identidade e Complexidade. In Ensaios de Complexidade. Coordenação de Gustavo de Castro et.al. Porto alegre: Sulina, 199).


A) Boff entende o homem como ser inacabado, em processo, com a missão de assumir-se como ser aberto ao passado, ao presente e ao futuro.

B) O autor afirma que o ser humano está isolado no cosmos, por isso mesmo fadado a sufocar-se no mar dos desejos e das utopias.

C) Para o autor o processo de fazimento do ser humano só tem início com o advento da consciência.

D) Jogado na imensidão do cosmos o ser humano é mera partícula da vida.


E) Leonardo Boff compreende que a pessoa humana é guiada por dinâmicas da astrologia, e, por isso mesmo, não tem responsabilidade plena sobre suas escolhas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
2

Sobre o texto do enunciado , a resposta certa e´a:

A) Boff entende o homem como ser inacabado, em processo, com a missão de assumir-se como ser aberto ao passado, ao presente e ao futuro.

Isso porque o texto fala que o homem é um junção de diversos fatores que está presente no cosmos e que por isso ele sempre está inacabado se refazendo de acordo com os meios internos de seu pensamento e os externos.

Importante notar que o homem é o fruto do meio em que vive em que as diversas mudanças sociais refletem na forma como o homem pensa e vive em sociedade.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes