História, perguntado por gabrielysilva481, 1 ano atrás


Questões

1- O que foi a revolta da vacina?

2- Que fatos desencadeou a revolta?

3- Qual era a situação da população durante o século XX?

4- Qual foi a reação dos cidadãos ao ser colocada em prática a campanha de vacinação obrigatória?

5- como se deu o fim da revolta?

Soluções para a tarefa

Respondido por kellypaulow6
9

Aconteceu no período da República Oligárquica, no ano de 1904 entre 10 e 16 de novembro no Rio de Janeiro, que estava com superlotação e com péssimas condições de moradias. O contexto na capital era apropriado para a proliferação de doenças que se espalhavam facilmente pela cidade. Os Europeus tinham pavor de passar pelo Rio, pois a cidade estava em estado de calamidade e todos os dias pessoas morriam de cólera, disenteria, peste bubônica, entre outras enfermidades. Era sim um problema de saúde pública, mas além desse ponto de vista, era um problema social, visto que pessoas viviam amontoadas em casebres e cortiços, deixando a aparência da cidade esteticamente muito feia.

Por estes motivos o prefeito Pereira Passos decidiu fazer basicamente uma renovação da cidade, seu objetivo era deixa-la mais habitável alargando as ruas, construindo novos espaços e melhorando as condições de saneamento. O que foi bom por um lado, porém, muitas pessoas pobres que moravam no centro da cidade foram retiradas e suas casas simplesmente derrubas. Moveram-se para as periferias e construíram casas precárias em situações perigosas, assim surgiram as primeiras favelas cariocas. Além dessa revitalização da cidade do Rio de janeiro, existia a grande quantidade de doenças. E para acabar com esse problema, Osvaldo Cruz foi designado para eliminar a febre amarela, varíola e a peste bubônica.

Como a peste bubônica é transmitida por meio de pulgas que os ratos carregam, Osvaldo decidiu combater os ratos. Para inibir a peste, ele formou uma equipe especial de 50 homens vacinados, que percorriam a cidade espalhando raticida e recolhendo lixo. Criou o cargo de comprador de ratos, (funcionário que recolhia os roedores e pagava 300 réis por animal capturado), porém existem relatos que começaram a criar ratos em cativeiro para vender depois.

O médico também já sabia que a febre amarela era transmitida pelo Aedes aegypti, então decidiu combater o mosquito com fumaça nas ruas e nas casas, contudo os moradores não estavam de acordo com essa atitude.

Já a varíola é combatida com a vacina, entretanto naquela época a população não tinha conhecimento da importância da vacinação. Como não fizeram nenhuma campanha para incentivar a prevenção, a população se revoltou. Também pelo fato dela ser obrigatória, ou seja, era possível que alguém do governo entrasse nas casas e vacinasse os residentes a força. Então aconteceu a revolta da vacina, que foi a luta popular contra as medidas de vacinação obrigatória, o povo foi ouvido e essa lei caiu.

Mas anos depois aconteceu outro surto de varíola que matou cerca de 7 mil pessoas. A varíola só foi erradicada no Brasil apenas há cerca de 40 anos atrás. Esse movimento social foi importante porque manifestou a força do povo, expondo grande visibilidade e indignação social. Serviu de exemplo também para mostrar que medidas extremamente autoritárias não agradam os cidadãos.

ESSE FOI UM RESUMO QUE EU FIZ DEPOIS DE MUITO ESTUDO, AQUI ESTÃO TODAS AS RESPOSTAS!! SÓ DAR UMA LIDA OK?


gabrielysilva481: ok, obrigada
kellypaulow6: Depois se quiser eu separo as respostas
gabrielysilva481: por favor, se vc puder fazer isso eu agradeço muito
Perguntas interessantes