História, perguntado por ZoroISola, 6 meses atrás

Questões

1.Explique o que foi o regime do apartheid.

2.Quem foi Steve Biko e quais são suas ideias principais?

3.Por que Steve Biko é considerado um mártir anti –apartheid?

Soluções para a tarefa

Respondido por matheus020304
1

Resposta:

1)Foi uma política racial implantada na África do Sul, onde a minoria branca detinha todo poder econômico e político. Entre as proibições desse regime contra  a população negra podemos citar: Não permitia a população negra de votar ou de adquirir terras, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos. O fim do apartheid se deu devido ao Congresso Nacional Africano( CNA), que com o seu líder Nelson Mandela, lutou pelos direitos de igualdade raciais.

2) Stephen Bantu Biko foi um ativista anti-apartheid da África do Sul na década de 1960 e 1970.Fundou o Movimento da Consciência Negra, que capacitava e mobilizava grande parte da população negra urbana. Suas ideia principais baseavam-se em capacitar as pessoas negras e mostrar para elas que independente de sua cor mereciam o ser tratado com igualdade. Era famoso por seu slogan "black is beautiful", que o próprio descreveu como: "você está bem como você é, comece a olhar para si mesmo como um ser humano".

3) Pela definição mártir quer dizer: ''pessoa que sofreu torturas, ou mesmo morte, por não renunciar a qualquer outra crença, religiosa ou política''. Em 1977 Steve foi preso em uma barreira policial e interrogado por oficiais da polícia. O interrogatório durou 22 horas e incluiu tortura e espancamento, resultando em coma. Depois do interrogatório foi conduzido para uma prisão com instalações hospitalares. Quando chegou lá percebeu-se que ele estava quase morto devido às lesões anteriores. Ele morreu logo após a chegada na prisão, em 12 de setembro. Diante de sua morte Biko recebeu o título de mártir, pois mesmo diante das tortures e da trágica morte, lutou até o fim pela suas ideias, defendendo a igualdade racial e capacitando a população vitimada.  

Perguntas interessantes