Questões 05 - A questão Palestina, por quase um século, fomenta o ódio entre árabes e judeus no Oriente Médio. Os palestinos conquistaram a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas a criação de um Estado soberano envolve a exigência dos palestinos de que Israel devolva a Zona Oriental da cidade de Jerusalém. A cidade de Jerusalém é a única do mundo que tem enorme valor simbólico para as três grandes religiões monoteístas, que são:
a) Islamismo, Cristianismo e Hinduísmo.
b) Cristianismo, Budismo e Hinduísmo
c) Hinduísmo, Budismo e Judaísmo.
d) Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
e) Hinduísmo, cristianismo e Judaísmo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:
Jerusalém é uma cidade sagrada para as três maiores religiões do planeta: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Para os judeus, Jerusalém é considerada divina porque foi a capital do Reino de Davi. Esse também foi o local onde o Rei Salomão construiu o templo para guardar a Arca da Aliança, o lugar mais sagrado para o judaísmo.
Por sua vez, os cristãos acreditam que Jerusalém foi onde Jesus realizou diversos milagres e também foi traído, preso, crucificado e voltou dos mortos. No local onde acredita-se que Jesus foi sepultado e ressuscitou, foi construída a Igreja do Santo Sepulcro.
Já para os muçulmanos, Jerusalém foi a cidade para onde o profeta Maomé peregrinou depois de passar por Meca e Medina. No início do Islã, os seguidores rezavam virados para Jerusalém, pois foi onde Maomé subiu aos céus e encontrou-se com os outros profetas, inclusive Jesus.