Questão n° OSAssinale a alternativa INCORRETA sobre “Mar Português”.a)O eu-lírico dirige-se a dois interlocutores diferentes: na primeira estrofe dirige-se ao mar e na segunda estrofe a Deus.b)Em Por te cruzarmos, quantas mães choraram (verso 03), ficam evidentes as questões da conquista e do seu custo emocional.c)É possível perceber a forte relação histórica e emocional entre o mar e o povo português.d)Em Quantos filhos em vão rezaram! (verso 04), ficam evidentes as questões da perda e da esperança.e)A analogia entre o sal das lágrimas e o sal do mar remete à ideia de que parte desse mar foi salgado pelo esforço e pela saudade do povo lusitano.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
No poema Mar Português, de João Pessoa, o eu-lírico se dirige ao mar como interlocutor e, ao evocá-lo, clama sobre as dificuldades enfrentadas para conquistá-lo, assim como as perdas enfrentadas neste, o que nos dá a entender que parte do mar salgado foi constituído pelas lágrimas derramadas dos portugueses. Ressalta-se ainda a importância histórica que o mar possui para o povo português.
No verso em que o eu-lírico fala sobre Deus, este não aparece como vocativo. Logo, a alternativa incorreta é a letra A.
Respondido por
1
a)O eu-lírico dirige-se a dois interlocutores diferentes: na primeira estrofe dirige-se ao mar e na segunda estrofe a Deus.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás