Questão n° 51A maior das guerras que a América Latina conheceu no século XIX foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em 1865, os governos do Brasil, Argentina e Uruguai criaram a Tríplice Aliança contra o governo do presidente paraguaio Solano López. Sobre esse conflito considere as afirmativas dadas.Prensa Tipo Apgjg. 37II - IIII.A questão fundamental era a liberalização da bacia do Rio da Prata para o comércio internacional, o que beneficiaria especialmente aos interesses ingleses na região.II.A expansão da economia paraguaia exigia que o país pudesse exercer controle sobre a navegação dos rios platinos. Com uma indústria florescente, o Paraguai necessitava escoar suas mercadorias através do estuário do Prata.III.Os países integrantes da Tríplice Aliança foram financiados pelo capital inglês e, portanto, não tiveram suas economias prejudicadas pelo confronto armado.Assinalea)se somente a afirmativa I estiver correta.b)se somente a afirmativa II estiver correta.c)se somente a afirmativa III estiver correta.d)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.e)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Soluções para a tarefa
A afirmativa I é falsa, pois a questão principal era a defesa da integridade do território nacional, por parte de uruguaios, argentinos e brasileiros, e a necessidade de criar um canal de escoamento para a produção industrial, por parte dos portugueses, sendo os interesses ingleses na liberalização da região uma questão secundária.
A afirmativa II é verdadeira, pois com a guerra o Paraguai esperava (o que era, de todo modo, uma esperança que se provou absurda) vencer militarmente os seus vizinhos e expandir-se, criando um acesso ao oceano para este país "trancado" na terra por seus vizinhos.
A afirmativa III é falsa, pois, como em toda guerra, houve uma série de custos e destruição material envolvida, de modo que os aliados tiveram que pagar os seus empréstimos e reconstruir as áreas afetadas, o que prejudicou as suas economias.
É correta a alternativa B.
A Resposta correta é a alternativa D