História, perguntado por Ruthielly3651, 1 ano atrás

Questão n° 49O período das regências constitui momento crucial do processo de construção da nação brasileira. Por sua pluralidade e ensaísmo [foi] um grande laboratório político e social, no qual as mais diversas e originais fórmulas políticas foram elaboradas e diferentes experiências testadas, abarcando amplo leque de estratos sociais. O mosaico regencial não se reduz, portanto, a mera fase de transição, tampouco a uma aberração histórica anárquica, nem mesmo a simples ‘experiência republicanaMarcello Basile. “O laboratório da nação: A era regencial *1831-1840).In: Keila Grinberg e Ricardo Salles. O Brasil Imperial. Volume II - 1831-1870.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p.97Grupo» II. IIIpág. 36Provj Tipo AAssinale a alternativa que contenha elementos característicos do PeríodoRegencial (1831-1840).a)Suspensão do Poder Moderador, causando oposição de setores políticos conservadores; surgimento do abolicionismo radical, contribuindo para revoltas de escravos na Bahia; fundação do Partido Republicano que, aliado às Forças Armadas, acirrou a oposição ao Império.b)Intensa oposição à antecipação da maioridade de D. Pedro II, visto com uma ameaça aos interesses das camadas populares; profundas diferenças ideológicas entre as facções políticas das elites, levando a confrontos armados; anulação da Constituição de 1824.c)Surgimento de diferentes projetos políticos, como a defesa do republicanismo; mobilização do exército contra a ascensão política das camadas populares; aprofundamento das desigualdades sociais, em virtude da alta inflação e da especulação financeira.d)Disputa pelo governo regencial, representada pela falta de unidade da elite política regencial e pela vacância do trono; formação de facções políticas distintas, portadoras de diferentes projetos; ativa mobilização popular, com revoltas em diversas províncias.e)Eclosão de diversas revoltas sociais e políticas, em províncias do Norte e Nordeste; surgimento de facções políticas, com projetos de governo diferentes; movimento em torno da antecipação da maioridade de D. Pedro II, como forma de garantir o atendimento de reivindicações populares.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kmp90
3

Vou expor as informações incorretas:


a) Não houve suspensão do Poder Moderador, o movimento abolicionista só surgiu a partir de 1880, o Partido Republicano só surgiu em 1845.


b) Não houve intensa oposição à antecipação da maioridade de D. Pedro II, a Constituição de 1824 não foi anulada.


c) O republicanismo surgiu no cenário político brasileiro a partir de 1870, o exército foi mobilizado para reprimir também revoltas organizadas pelas elites econômicas, não havia instituições financeiras no Brasil, naquele momento, que pudessem praticar especulação financeira.


d) Somente algumas revoltas regenciais tiveram ativa mobilização popular, diversas províncias tiveram revoltas organizadas pelas elites econômicas.


e) Todas informações corretas.


Resposta: letra E.

Perguntas interessantes