Questão n° 27De acordo com o glossário geológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o intemperismo pode ser definido como um:“processo ou conjunto de processos combinados químicos, físicos e/ou biológicos de desintegração e/ou degradação e decomposição de rochas causados por agentes geológicos diversos junto à superfície da crosta terrestre.”Sendo assim, considere1.Intemperismo Químico2.Intemperismo Físico.A seguir, assinale a alternativa que indique, corretamente, o tipo de intemperismo predominante de acordo com as condições ambientais de cada uma das letras no mapa.ABCDa)1112b)1121c)2121d)2221e)1212
Soluções para a tarefa
Olá!
O intemperismo compreende um fenômeno natural, inerente à netureza, que é caracterizado por um processo de decomposição natural, além de desintegração das rochas e dos solos, por efeito dos agentes químicos biológicos e físicos que atuam em uma determinada região.
Por exemplo, na região Amazônica, podemos afirmar que o intemperismo físico é mais presente, devido ao excesso de chuvas que atingem a região, alterando constantemente as rochas e solo.
Logo, alternativa correta compreende a letra c)2121
Resposta:
b)
Explicação:
O intemperismo químico altera a composição do solo. Neste sentido, os altos índices de chuva na Amazônia e suas altas temperaturas provocam a alteração de sua superfície a partir, por exemplo, da lixiviação. Portanto, ocorre intemperismo químico na Amazônia.