Português, perguntado por VitoriaIsadora7872, 11 meses atrás

Questão n° 11Assinale a alternativa que não pode ser relacionada a Monteiro Lobato e sua obra:a)“[...] aparece na literatura brasileira como o consolidador do romance, um ficcionista que cai no gosto popular. Por um lado sua obra é um retrato fiel de suas posições políticas e sociais: grande proprietário rural, nacionalista exagerado, escravocrata.” (José de Nicola)b)“[...] sua ficção teve esse caráter; foi obra de imaginação, mas não perdeu de vista as carências do homem comum, denunciando-as em cores vivazes, não raro aprofundando as linhas da caricatura e da sátira.” (Guilhermino Cesar)c)”[...] foi um grande publicista quando escrevia seus livros da literatura infantil. Trata-se de um terreno em que nós podemos com o mais legitimo orgulho dizer que ele não se coloca ai apenas entre os maiores escritores brasileiros.” (José Guilherme Merquior)d)“[...] sua prática literária foi, de certa forma, pioneira: ele inaugurou uma concepção de literatura que incluía a noção de livro como objeto sem aura, como linguagem, como texto, como mercadoria.” (Marisa Lajolo)e)“[...] é considerado por vários críticos como um homem à frente de seu tempo. Acreditando na educação, no sanitarismo, na técnica profissionalizante, pensou caminhos para solucionar problemas sociais, políticos e econômicos do pais. (Lígia Militz da Costa)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1

Olá,


Monteiro Lobato é um autor conhecido por ser ponderado em suas posições, não envolvendo-se em nenhum tipo de nacionalismo exagerado e nem se apoiando o mundo escravocrata e sua mentalidade, que ainda reinavam na época.


Também não era apoiador dos grandes latifúndios e nem foi um grande proprietário de terras, e também não caiu no gosto popular de imediato. Por muito tempo sua obra não foi reconhecida; Monteiro Lobato só consolidou sua carreira após publicar uma obra criticando a exposição de Anita Malfatti.

Por isso a resposta certa é a Alternativa A.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes