Questão n° 08Assinale a alternativa correta.a)No texto I, o uso do adjetivo pobres (linha 01) revela a intenção de afirmar que jovens são inexperientes no amor.b)No texto I, o pronome aquilo (linha 04) é índice de coesão textual e seu referente está estabelecido nas linhas 05 e 06.pág. 9Pn»vjT»p©Ac)No texto I, a interjeição (linha 02) marca a dúvida do eu lírico em seu papel aconselhador.d)No texto II, a grafia do vocábulo trás (linha 06) corresponde ao seu uso no século XIX. Contemporaneamente, a mesma palavra, com o mesmo sentido, admite duas grafias abonadas pela norma culta: trás e traz.e)No texto II, o emprego do tempo verbal em costumava e morava (linha 08) denota ações pontuais, referentes apenas ao momento narrado.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
A alternativa correta é a letra A, porque, na música de Lupicínio Rodrigues, o adjetivo "pobres" não se refere a uma pobreza de bens materiais, mas sim por os jovens nunca terem passado por experiências amorosas como o eu lírico já viveu. Seria, então, uma pobreza emocional, amorosa.
A interjeição da linha 02 não se trata de dúvida, mas de um estado emotivo do eu lírico. A grafia da palavra "trás" está correta para os dias atuais, pois se trata de um advérbio e não de um verbo.
Perguntas interessantes