Questão n" 52As Cruzadas, durante a Idade Média, representaram uma forma de soluçãopara os problemas decorrentes do inicio da desestruturação do regime feudal.A expressão “Cruzada” “derivou-se do fato de seus integrantes considerarem-sesoldados de Cristo”. Tais expedições constituíram-se ema)empreendimentos de caráter militar, voltadas contra os inimigos da Cristandade, sem o apoio formal da Igreja Católica, mas patrocinadas por nobres feudais, que garantiam privilégios materiais aos participantes.b)oportunidades oferecidas em uma sociedade fortemente religiosa, mais clerical do que civil, em que o pecado e o crime equivaliam a mesma coisa, ou seja, do cruzado obter a indulgência, ou perdão aos seus pecados.c)movimentos nos quais tanto a iniciativa de lutar contra os infiéis quanto a de reconquistar a Terra Santa, partia de muitos indivíduos não combatentes, como mercadores, artesãos, mulheres e crianças, motivados pela fé.d)iniciativas militares, cujos recursos materiais para sustentar os cruzados provinham da Igreja Católica, única interessada na reconquista da região.e)possibilidades para escapar das dívidas e dos pagamentos dos tributos à Igreja e aos senhores feudais, já que o cruzado, ao participar dessas expedições, conseguia uma moratória estendida para toda sua vida.
Soluções para a tarefa
a)empreendimentos de caráter militar, voltadas contra os inimigos da Cristandade, sem o apoio formal da Igreja Católica, mas patrocinadas por nobres feudais, que garantiam privilégios materiais aos participantes.
Falso. A Igreja apoiava abertamente as Cruzadas, já que elas rendiam-lhe riquezas e influência.
b)oportunidades oferecidas em uma sociedade fortemente religiosa, mais clerical do que civil, em que o pecado e o crime equivaliam a mesma coisa, ou seja, do cruzado obter a indulgência, ou perdão aos seus pecados.
Correto. Para a sociedade da época, o Cruzado não era um militar, apenas, mas um soldado de Cristo, lutando pelo reino apregoado pela Bíblia e pela Igreja.
c)movimentos nos quais tanto a iniciativa de lutar contra os infiéis quanto a de reconquistar a Terra Santa, partia de muitos indivíduos não combatentes, como mercadores, artesãos, mulheres e crianças, motivados pela fé.
Falso. A iniciativa era da Igreja e dos interessados na expansão das terras dominadas, embora estas pessoas tenham, em diversos momentos, se oferecido e, de fato, lutado.
d)iniciativas militares, cujos recursos materiais para sustentar os cruzados provinham da Igreja Católica, única interessada na reconquista da região.
Falso. Os reinos europeus tinham interesse nas cruzadas, principalmente de ordem econômica.
e)possibilidades para escapar das dívidas e dos pagamentos dos tributos à Igreja e aos senhores feudais, já que o cruzado, ao participar dessas expedições, conseguia uma moratória estendida para toda sua vida.
Falso. Boa parte dos cruzados eram já homens de bastante dinheiro, quando não o eram, acabavam não recebendo nada em troca de seus serviços no campo de batalha - isso quando voltavam com vida.