Administração, perguntado por cansada1303, 1 ano atrás

Questão: Larissa, gerente do Departamento de Gestão de Pessoas de uma rede de restaurantes da região Sudeste, tem observado que o padrão nos pratos oferecidos já não é o mesmo em todos eles. Com o objetivo de tornar essa padronização mais eficaz, pensou em chamar os chefs para uma formação no restaurante matriz. No entanto, ao conversar com o gerente financeiro, observou que, devido à crise econômica no país, o custo dessa formação está fora de cogitação.

Larissa está enfrentando barreiras de ordem ______________ e, para atingir o objetivo da padronização dos pratos, ela deverá utilizar o recurso de _______.

psicológica / videoconferência on-line
pessoais / vídeos on-line
semântica / elaboração de apostilas
geográfica / vídeos on-line

Soluções para a tarefa

Respondido por Hugoroosa
40

Resposta:

Certamente Geográfica / Vídeos on-line

Explicação:

Respondido por 4leph
6

Vemos que Larissa está enfrentando barreiras de ordem geográfica e para atingir o objetivo da padronização dos pratos, ela deverá utilizar o recurso de vídeos on-line.

Vamos entender o porquê, dividindo a questão por partes.

I - Os restaurantes estão na região região Sudeste do país, ou seja, estão em mais de um estado e podem, inclusive, possuir mais de um restaurante em cada estado.

Vamos pela hipótese da menor probabilidade, suponhamos que há apenas 1 restaurante em cada estado. Como a região Sudeste é formada pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, teríamos, nessa hipótese, no mínimo, 4 chefs - um chef para cada restaurante.

A região Sudeste tem aproximadamente 924.511 km² de extensão, quase 11 por cento do território brasileiro em km².

Agora, digamos que a matriz está localizada na capital de São Paulo. Para o chef de São Paulo não haveria nenhum tipo de barreira geográfica - ele já está no local onde seria ministrado o curso, pois trabalha nele.

Pensemos nas despesas de locomoção e hospedagem (que remetem à crise financeira no país) de cada um dos três chefs restantes, considerando que podem estar em qualquer ponto de cada um dos três estados restantes. Indo além, vamos pensar no tempo gasto nas viagens, tempo no qual eles deixariam de trabalhar nos restaurantes, que ficariam sem seus chefs.

Com o exposto, fica claro porque a barreira é geográfica ou de local, e não psicológica, ou seja, o desencontro de ideias ou ideais entre sujeitos x, y, z, e outra infinidade de variáveis dentro da psicologia; nem semântica, porque o gerente financeiro entendeu perfeitamente a situação, o sentido, e as consequências da situação, não houve ruído na comunicação; e muito menos pessoal, pois não se trata de de um problema de Larissa, mas sim da rede que ela é gerente do Departamento de Gestão de Pessoas.

II - Sobre a segunda parte da questão, vamos analisar as possibilidades e algumas de suas vantagens e desvantagens.

1 - Videoconferência on-line - vantagem: zero custo locomoção. Desvantagem: necessário sincronismo de tempo entre todos os chefs, como em uma aula presencial, todos deveriam estar presente online ao mesmo tempo - e se o tempo de cada restaurante for diferente, já que temos diferentes costumes em cada estado da Federação? E se os chefs tiverem algum imprevisto? São muitos "se".

2 - Elaboração de apostilas - vantagens: zero custo locomoção, zero necessidade de sincronismo. Desvantagens:

  • Custo de produção, pois haveria de ter um editor, diagramador, e um chef com conhecimentos de professor e não apenas de chef para montar a apostila, pois são habilidades distintas - o fato de x saber cozinhar bem não o torna, necessariamente, uma boa pessoa para passar o seu conhecimento adiante didaticamente e de forma escrita, que é uma das habilidades de um professor: mesmo sem saber cozinhar tão bem quanto um chef, um professor pode "ensinar" gastronomia.
  • Barreira da alfabetização. Temos que considerar que conhecimento em alta gastronomia não garante, necessariamente, bom conhecimento em língua portuguesa e seus múltiplos códigos - tabelas, gráficos, medidas, etc. ⇒Na realidade, os atuais dados mostram que 80 por cento dos recém formados em universidades brasileiras são analfabetos funcionais - compreendem palavras, mas não a inter-relação entre elas dentro de um texto, que pode estar dentro de um contexto x, y, ou z. ⇒ Ou seja, mesmo com a melhor apostila do mundo, poderia haver barreira da falta de letramento ou alfabetização.

3  - Vídeos on-line: vantagens: zero custo locomoção, zero necessidade de sincronismo, zero ou mínima necessidade de alfabetização como é entendida hoje pelos teóricos, acessibilidade em qualquer hora pelo celular, dando aos chefs a possibilidade de estudar em seu tempo, mesmo entre o preparo de um prato e outro. Desvantagens - possível analfabetismo digital de algum chef, mas que seria facilmente contornada por algumas mensagens ou ligações.

Agora, analisando as três possibilidades, ficou mais claro porque a resposta correta é a 4 ou D?

Esperamos ter ajudado. Caso precise de mais informações no campo de Gerenciamento de Pessoal, veja este link: https://brainly.com.br/tarefa/45458451

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes