(Questão ENADE – 2012 - adaptada) A gerente da unidade gestora de saúde X de um pequeno município brasileiro defende sua unidade como a mais eficiente das três unidades do município, em termos de motivação de pessoal, pois durante um ano de registros de faltas e presenças, observou apenas 18 faltas de seus 90 profissionais. A gerente assegura que sua unidade é a melhor no critério “nível de faltas relativo ao número de profissionais”, e a sua referência de comparação é a unidade gestora Y, que conta com 120 profissionais e registrou, no mesmo período, 24 faltas. Os gerentes das unidades Y e Z contestam o argumento da gerente da unidade X, o que se tornou fator de potencial conflito entre gestores. Para esclarecer melhor os fatos, o secretário de saúde fez um levantamento das três unidades gestoras de saúde (X, Y e Z), e observou que foram registradas, entre 350 profissionais, 62 faltas no total. Com base no contexto acima, avalie as seguintes afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas:
Soluções para a tarefa
Letra E resposta correta. As asserções I e II são preposições falsas.
Resposta:
I-F; II-V; III-F; IV-F. Correto
Explicação:
I. A gerente da unidade gestora de saúde X pode assegurar com toda certeza que a sua unidade trabalhou mais eficientemente que as demais.
Não, pois mediante os números expostos, tanto o setor X quanto o setor Y igualam-se quanto à eficiência.
De acordo com o texto-base o setor X possui 90 funcionários e constam 18 faltas e o setor Y possui 120 funcionários e constam 24 faltas, por meio de proporção, percebe-se que são iguais para ambos setores.
II. O fato da gerente da unidade gestora de saúde X afirmar que sua unidade é mais eficiente, gerou atrito entre as gerências.
Sim, no próprio texto essa afirmativa é exposta.
III. A unidade gestora de saúde Z tem o mesmo nível de faltas relativo ao número de empregados dessa unidade do que a unidade gestora de saúde Y.
Não. O setor Z tem 140 funcionários e 20 faltas, gerando uma proporção um pouco maior que do setor X e Y.
IV. As três unidades gestoras de saúde possuem eficiências totalmente diferenciadas.
Não, os setores X e Y igualam-se quanto à eficiência.