QUESTÃO DISCURSIVA 01
O fato a seguir ocorreu num município do interior do Paraná.
Tudo começou pela manhã, quando uma velha vaca caiu na fossa de um terreno baldio, no Jardim das Torres, um dos bairros mais miseráveis do município. O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e morreu. A dona da vaca, a aposentada L. L. O., 83 anos, pediu ajuda da prefeitura para enterrar o bovino. Assim que os funcionários municipais acabaram o serviço, por volta de 15 horas, um grupo de homens, mulheres e crianças chegou ao local e passou a desenterrar a carcaça com pás e enxadas. O plano era desossar o animal e dividir a carne em partes iguais. O grupo estava quase conseguindo retirar a carcaça da terra quando a dona da vaca notou a movimentação e chamou a polícia militar. Segundo a aposentada, o bicho era de estimação. “Criei desde bezerrinho e não quero que ela vire comida de ninguém”, justificou. Com a chegada da polícia, o grupo expressou sua indignação: “Faz mais de uma semana que só como quiabo e mandioca”, reclamou o catador de papel S. L. C., 26 anos, que esperava levar carne para casa. Decepcionado, o pedreiro J. A. S., 30 anos, disse que tem onze pessoas na família e, por ser muito pobre, é difícil alimentar todos.
Supondo que você seja a autoridade competente para decidir o destino da vaca morta, escreva um texto em língua padrão de no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, emitindo um parecer sobre qual deve ser o procedimento nesse caso: a vaca
deve ser enterrada, atendendo o desejo da dona, ou devem ser atendidos os propósitos dos moradores que querem aproveitar o animal como alimento?
Observações:
• O parecer deve apresentar as razões em que você se baseou para tomar a decisão.
• O parecer deve poder ser lido independentemente do texto acima, ou seja, as informações principais devem ser retomadas no parecer, mas não copiadas literalmente.
Soluções para a tarefa
Parecer sobre um problema acontecido em nossa cidade
Aconteceu um caso inusitado em nossa cidade. Morreu uma vaca, pertencente a senhora Luiza Louzada de 83 anos, moradora em nosso Município, depois de ter caído num bueiro e ter sido salva pelos Bombeiros, mas não resistiu.
A senhora pediu ajuda à Prefeiturapara enterrá-la e assim foi feito.
Mas alguns moradores famintos desenterraram o animal por estarem sem comer carne.
Em vista da situação que atravessa nosso país, onde pessoas estão passando muita necessidade resolvemos deixar essas pessoas levarem a vaca para alimento, embora a dona do animal não quisesse que desenterrassem para comer, devido ser de estimação.
Data: 15 de agosto de 2022
Assinatura:Dr. Esteves Dutra
Bons estudos
Dúvidas acesse
https://brainly.com.br/tarefa/50522596
Moderadora mestre Penha top