História, perguntado por Kelly2296, 1 ano atrás

Questão de múltipla escolha. A QUESTÃO TRATA DO FENÔMENO RELIGIOSO. Analise com atenção o extrato da notícia publicada no Jornal O Estado de São Paulo, de 22 de janeiro de 2013.
Recuo da Al-Qaeda traz alívio a cristãos do Mali. Os cerca de 500 cristãos da cidade de 15 mil habitantes (Diabaly) fugiram para aldeias e fazendas vizinhas. A Igreja do Sagrado Coração, um dos dois templos cristãos da cidade, foi destruída por dentro. A cruz foi arrancada da parede atrás do altar e partida ao meio, assim como as imagens de Jesus, Nossa Senhora e de São João Batista. (...) “Foi muito duro para nós” relatou o presidente da Associação de Cristãos de Diabaly. “Aqui cristãos e muçulmanos vivem em simbiose perfeita”. A filha do agricultor cristão Felicien Toë, que fugiu com a família para a aldeia de Colon é casada com um muçulmano e não precisou converter-se ao Islã, numa das muitas amostras da moderação que caracteriza o Mali, cuja população é 90% muçulmana e 1% cristã, enquanto os outros 9% seguem as religiões africanas tradicionais. Os militantes (...) anunciaram que na sexta-feira imporiam a sharia, a lei islâmica. “Ninguém aqui está de acordo com a sharia”, declarou o barqueiro Oussoman Barro. “Os inimigos são bandidos drogados”. (...) Quando os tuaregues do Movimento Nacional de Libertação do Azawada (MNLA) ocuparam o norte do país, no primeiro semestre do ano passado, em aliança com grupos radicais islâmicos, o Coronel Haidara desertou e juntou-se a eles. O MNLA, de orientação laica, rompeu em junho com os jihadistas.
A partir do que a notícia trata, comparando com conceitos e conteúdos trazidos no livro-texto, assinale as duas alternativas que são verdadeiras no seu enunciado.
Peso: 1.0

a)( ) A notícia trata de dois temas ligados aos movimentos fundamentalistas islâmicos: o messiânico e a sharia. Os movimentos messiânicos fazem parte de uma corrente radical islâmica que interpreta a revelação de Alá em termos de um novo Messias, como descrito no Antigo Testamento. Já a sharia (ou shari¿ah) é um conjunto de regras extraídas dos Salmos bíblicos, devendo ser seguida à risca pelos fiéis islâmicos, conforme exigem os adeptos do fundamentalismo islâmico.

b)( ) A notícia acima traz, igualmente, elementos indicadores de tolerância religiosa. A relação entre cristãos e muçulmanos no Mali, antes da invasão dos militantes da Al Qaeda. Os casamentos mistos, que nem exigiam a mudança de religião, são um exemplo de tolerância. Isso indica que é possível, portanto, a convivência pacífica entre membros de religiões ¿concorrentes¿, desde que haja respeito mútuo entre elas.

c)( ) O envolvimento ou a relação entre questões políticas e religiosas é uma marca comum na religião Islâmica, especialmente nos grupos mais radicais. A notícia acima é um claro exemplo dessa relação. Para os islâmicos fundamentalistas é através da política que se pode obter mais facilmente o estabelecimento dos princípios islâmicos na sociedade. Países como Índia, França e Argélia foram exemplos de uma ditadura político-religiosa.

d)( ) O fundamentalismo e a intolerância religiosa são características exclusivas do Islã. Religiões como o Cristianismo, Judaísmo e Hinduísmo não apresentaram, ao longo de sua existência, grupos radicais ou fundamentalistas. Desde que o Cristianismo foi criado, por exemplo, a liberdade religiosa sempre foi respeitada, mesmo nas épocas das Cruzadas ou da Santa Inquisição.

e)( ) A notícia acima pode ser vinculada ao tema da Tolerância/Intolerância Religiosa, que é um dos eixos centrais da disciplina de Cultura Religiosa. Tolerância implica no respeito às crenças, valores e pensamentos das diferentes culturas e religiões. Permite o testemunho da fé pessoal, mas exclui a tentativa de impor a sua verdade religiosa sobre a dos outros, com o uso de coerção ou violência. A notícia, em essência, retrata um exemplo de intolerância religiosa.

Soluções para a tarefa

Respondido por samucapt
7
resposta correta é (E) A notícia acima pode ser vinculada ao tema da Tolerância/Intolerância Religiosa, que é um dos eixos centrais da disciplina de Cultura Religiosa. Tolerância implica no respeito às crenças, valores e pensamentos das diferentes culturas e religiões. Permite o testemunho da fé pessoal, mas exclui a tentativa de impor a sua verdade religiosa sobre a dos outros, com o uso de coerção ou violência. A notícia, em essência, retrata um exemplo de intolerância religiosa.
Perguntas interessantes