Química, perguntado por wesleyperes77, 1 ano atrás

Questão de Eletrólise

Três cubas eletrolíticas, contendo diferentes soluções aquosas e placas metálicas inertes, utilizadas apenas como condutoras de corrente elétrica, foram ligadas

em série como no esquema:


Ligou-se a fonte de energia elétrica durante algum tempo de modo a circular 9,6 x 104 coulombs.

Nesse caso:


III. ocorreu liberação de oxigênio e hidrogênio na célula


Gostaria de saber por que o item III é considerado verdadeiro. Uma solução aquosa de NaCl não deveria liberar H2 (Ordem de preferência: H > Na) e Cl2 (CL > OH)? De onde vem o O2?

Anexos:

Usuário anônimo: essa imagem está certa? acho que o esquema é diferente...
Usuário anônimo: Procurei a sua questão na internet para observar o esquema. Você pode não estar considerando que a última solução aquosa de NaCl está diluída, ou seja, a quantidade de carga 9,6 x 10 C, pode ser mais que o suficiente consumir (oxidar) todo o cloreto na forma de gás cloro (Cl2). Assim, restaria carga suficiente para continuar a oxidar o outro ânion presente na solução que é o OH-, oxidando a O2.
Usuário anônimo: pode ter sido uma pegadinha, omitindo que o Cl2 tenha sido formado, já que ele só menciona que foi formado esses dois o H2 e O2. Tanto que ele fala assim: "Ocorreu liberação de H2 e O2" e não "Só ocorreu liberação de H2 e O2 na célula.
Usuário anônimo: Meio que maluco e por ser uma questão que deixa meio que uma dúvida no ar, acho que poderia ser anulada.
wesleyperes77: Hmmm, é verdade, eu coloquei a imagem errada sem querer. Também achei confusa, caberia melhor ser anulada.
wesleyperes77: Ah, coloque a sua resposta abaixo para eu escolher como melhor resposta depois. Obrigado.
Usuário anônimo: de boa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Procurei a sua questão na internet para observar o esquema. Você pode não estar considerando que a última solução aquosa de NaCl está diluída, ou seja, a quantidade de carga 9,6 x 10 C, pode ser mais que o suficiente consumir (oxidar) todo o cloreto na forma de gás cloro (Cl2). Assim, restaria carga suficiente para continuar a oxidar o outro ânion presente na solução que é o OH-, oxidando a O2.

Acredito que essa questão pode ter sido uma pegadinha, omitindo que o Cl2 tenha sido formado, já que ele só menciona que foi formado esses dois o H2 e O2. Tanto que ele fala assim: "Ocorreu liberação de H2 e O2" e não "Só ocorreu liberação de H2 e O2 na célula.

Perguntas interessantes