Questão A
Segundo Caldas (2005, p. 10) “o professor, a escola e a educação já não gozam da valorização social de antes, seu papel e função se encontram em mutação. Os professores não querem ser rotulados de reacionários, ensaiam se adequar aos novos “parâmetros”, mas percebem que seus esforços esbarram nas precárias condições materiais de sua vida e formação”. Diante das palavras do autor, percebe-se que cada vez mais se torna urgente a discussão sobre a valorização, as políticas públicas e outros movimentos sociais relacionados à formação docente. Com base em seus estudos, reflita sobre a formação e valorização dos professores em consonância com a legislação brasileira.
Questão B
Os professores de uma escola do Ensino Médio estão passando por situações constrangedoras na sala de aula. A maior queixa é com relação a falta de respeito e até mesmo da valorização com o profissional da educação. A cada dia surgem novas reclamações dos professores para a equipe pedagógica. Considere você integrante desse processo (seja professor ou pedagogo da Instituição), que ações tomaria para mostrar aos alunos a importância da valorização do professor? Que estratégias desenvolveria com os alunos?
Soluções para a tarefa
Oi!
O governo federal tem colocado em prática alguns programas com vistas a valorização dos professores em consonância com a legislação brasileira, um exemplo dentre esse programas está que um grupo de cerca de 20 professores brasileiros receberam a caráter de Aperfeiçoamento idiomático um curso de língua inglesa na Universidade de Óregon nos Estados Unidos.
Esses professores foram financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, para que sejam aprimorados os seus conhecimentos.
---> logicamente esse fato está longe de ser o ideal para que haja a devida valorização de profissionais tão importantes para o desenvolvimento moral e intelectual da sociedade.
BOA NOITE.
RESPOSTA A
Sem sombra de duvidas, que o professor precisa e tem a necessidade de ser visto e valorizado, e isso é um papel do governo, criando programas, projetos que dá a devida valorização ao professor, ações que elevem esse profissional tão massacrado e tão necessário na vida de todos.
O professor quando consegue se aposentar, está doente, não consegue gozar do seu tempo livre, pois está tão cheio de problema, muitas vezes com uma depressão profunda, que o que ganha com a aposentadoria, dá mal pra comprar remédios.
Se o governo realmente se importasse com o professor, o bem esta do docente, seria umas das principais preocupações, com pagamento de salários dignos, dando boas condições de trabalho, com escolas bem climatizadas, bem equipadas, escolas com estruturas físicas de qualidade. O professor é o profissional mais importante , pois ensina todas as outras profissões, sem falar que é muito importante para o desenvolvimento do caráter, moral e intelectual perante a sociedade.
RESPOSTA B
Primeiro que o aluno já tem que vir de casa sabendo da importância do professor , o estudante precisa entender que dentro da sala de aula , a autoridade maior é do professor, é ele que dita as regras, e os pais também tem que saber disso e passar para seus filhos, é comum , o respeito ou a falta de respeito com o professor, ser passado de pai para filho, por esse motivo, o ideal, seria fazer um trabalho com a família também, explicando lhes, que na escola tem regras e uma delas é respeitar e valorizar o professor, até porque, sem ele não haveria aula. Envolver os alunos nas elaborações das aulas, em projetos da escolas, também seria uma saída, assim saberiam das dificuldades, angustias e frustrações que os professores passam, é preciso sentir na pele para aprender a valorizar e respeitar essa profissão tão linda e importante em todo o mundo.