Informática, perguntado por ribeiroruben, 11 meses atrás

Questão A

Quando o paradigma da falta de padrão na análise e projetos de sistemas foi quebrado, abandonou-se o caos na análise, iniciando-se a adoção do modelo estruturado e essencial, ou seja, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML). A UML é uma linguagem padrão para modelagem e possui 13 tipos de diagramas. Escreva um texto sobre os seguintes diagramas: Diagrama de Classe, Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Sequência. Descreva o que é cada diagrama, para que serve e de quais elementos são compostos.



Questão B

O diretor de uma escola decidiu modernizá-la, então, pensou em implantar um sistema informatizado para eliminar todos os cadastros que são realizados manualmente pela secretária, dessa forma, iria otimizar o espaço na escola, pois diminuiria a quantidade de arquivo em papel; o tempo da secretária e, ainda, tornaria mais ágil o atendimento aos pais/responsáveis. Então, procurou uma equipe para o desenvolvimento desse sistema. Imagine que você faz parte dessa equipe e é responsável por realizar a modelagem utilizando a UML. O diretor informou que precisaria manter os cadastros de: escola, turmas, disciplinas, professores e alunos. Também gostaria que esse sistema tivesse autenticação por senha, para garantir o mínimo de segurança. As turmas devem estar vinculadas à escola, as disciplinas podem estar vinculadas a uma ou mais turmas, os professores podem estar vinculados a uma ou mais disciplinas, os alunos devem estar matriculados a apenas uma turma, ou seja, o aluno deve ter vínculo a apenas uma turma. Apenas a secretária pode realizar a autenticação no sistema para realização dos cadastros. Faça a modelagem desse sistema utilizando os diagramas de caso de uso e de classe.

Soluções para a tarefa

Respondido por atletasombra
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A)      Diagrama de Classe
É a parte central da UML. Representa as principais finalidades da UML pois separa os elementos de design da codificação do sistema; 

Oferecem uma série de benefícios para qualquer organização. Eles podem ser usados para:

·         Ilustrar modelos de dados para sistemas de informação.

·         Entender a visão geral dos esquemas de uma aplicação.

·         Expressar as necessidades de um sistema e divulgar essas informações por toda a empresa.

·         Criar gráficos detalhados que incidem sobre o código de programação necessário para implementar a estrutura descrita.

·         Fornecer uma descrição independente de implementação de tipos utilizados em um sistema de tipos utilizados em um sistema entre seus componentes.

Composto por três partes:

·         Parte superior – nome da classe;

·         Parte do meio – atributos da classe;

·         Parte inferior – Operações da classe;


Diagrama de Caso de Uso

Descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.

Tem como objetivo auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.

Representado por:

·         Atores;

·         Casos de uso;

·         Relacionamentos entre estes elementos;

Elementos podem ser:

·         Associações entre atores e casos de uso;

·         Generalizações entre atores;

·         Generalizações, extends e includes entre os casos de uso.

 

Diagrama de Sequência

Conhecidos como diagramas de sequência são conhecidos como diagramas de eventos ou cenários de eventos.

Podem ser diagramas de referência uteis para empresas e outras organizações.

Pode ser utilizado para:

·         Representar os detalhes de um caso de uso UML.

·         Modelar a lógica de um processo, função ou operação sofisticado.

·         Ver como as tarefas são movidas entre objetos ou componentes de um processo.

·         Planejar e compreender a funcionalidade detalhada de um cenário existente ou futuro.

São constituídos pelos seguintes elementos:

·         Símbolo de objetos

Demostra como um objeto vai comportar-se no contexto do sistema.

·         Caixa de ativação

Representa o tempo necessário para que o objeto conclua uma tarefa.

·         Símbolo de ator

Representado por um boneco palito.

·         Símbolo de pacote

Também conhecido como quadro, é uma forma de retângulo usada em notação UML 2.0 para conter elementos interativos do diagrama. (Possui um pequeno retângulo interno, para rotular o diagrama).

 ·         Símbolo de linha da vida

Uma linha vertical tracejada que representa a passagem do tempo, estendendo-se para baixo. Junto com o tempo, representa os eventos sequenciais que ocorrem a um objeto durante o processo gráfico.

·         Símbolo de opção em loop

Uma forma de retângulo com o rótulo menor no seu interior. Este símbolo é usado para modelar cenários “se então”.

 ·         Símbolo alternativo

Usado para simbolizar uma escolha (geralmente mutualmente exclusiva) entre duas ou mais sequencias de mensagens. Utilizado para representar alternativas, use a forma de retângulo rotulada com uma linha tracejada em seu interior.






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