ENEM, perguntado por samaritano0503, 5 meses atrás

Questão 7

"Os conceitos de criança e infância ainda são tratados como sinônimo e, isso pode comprometer de sobremaneira a qualidade do debate em geral e a possível efetivação dos direitos das crianças. Um bom exemplo disso está no crescimento da literatura para crianças, que mesmo intencionados em garantir que os direitos das crianças sejam abordados a partir de diferentes enfoques, relacionados, principalmente, à história de luta para a conquista dos direitos das crianças, legislação e realidade de tais direitos, apresentando boa qualidade técnica, com cores e texturas que atraem o leitor para a discussão sobre o tema, veiculam a ideia de direitos a de "deveres" de forma descontextualizada" (GONÇALVES, 2016, p. 11).

GONÇALVES, Gisele. A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS: LIMITES E POSSIBILIDADES. Reunião Científica Regional da ANPED. Curitiba: UFPR, 2016.


Diante do texto exposto, analise as afirmações abaixo e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.



I. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança é toda pessoa que tenha até 12 anos de idade incompletos.

II. Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, é considerada criança aquele indivíduo até 18 anos de idade.

III. As pessoas com idade entre 12 e 18 anos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, são considerados como adolescentes.



As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:

V, F, F.
Alternativa 2:

F, V, V.
Alternativa 3:

F, F, F.
Alternativa 4:

V, V, V.
Alternativa 5:

V, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por lhdanielnascimento
1

No âmbito social e para fins de garantira de cidadania, além dos direitos e deveres, regulamenta-se universalmente a usualidade do termo criança e adolescente, dependendo de fatores biológicos e formação de pensamento crítico enquanto cidadão. Neste aspecto e levando em conta o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), pode-se afirmar que a reposta correta é a alternativa 4: V, V, V.

Estatuto da Criança e do Adolescente

De acordo com artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, define-se como criança para efeitos da lei, o indivíduo com até 12 anos incompletos e, para definição de adolescente, de 12 a 18 anos de idade.

Analisando as assertivas, tem-se que pelas afirmações todas estão corretas e são consideradas verdadeiras por reiterarem a margem de idade para atribuição dos termos "criança" e "adolescente" entre 12 e 18 anos conforme baseado na lei.

Ainda em se tratando da garantia de proteção às crianças, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças ressalta a idade limite para ser considerada e tratada como tal (até 18 anos).

Saiba mais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente: https://brainly.com.br/tarefa/53696292?referrer=searchResults

#SPJ1

Respondido por marckalves21
1

Resposta:

alternativa 4

Explicação:

Perguntas interessantes