Questão 7/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Carlos Wizard Martins (foto) escreve sobre contratações:
“Um dos maiores desafios do empreendedor é fazer seu negócio crescer de forma consistente e lucrativa. Com a experiência de 30 anos criando, desenvolvendo e expandindo empresas, entendo que o primeiro passo para que isso aconteça é estar cercado das pessoas certas, nos lugares certos.
Com frequência afirmo que ninguém faz algo grandioso sozinho. O sucesso de um empresário está na sua capacidade de contratar ou formar profissionais qualificados, comprometidos com o sucesso da equipe e que são capazes de transformar o sonho individual em sonho coletivo. Empresas que contam com profissionais dispostos a desempenhar sua função e atender o cliente com excelência e alegria acabam tendo um grande diferencial competitivo em relação à concorrência.”
Fonte: MARTINS, Carlos Wizard. A pessoa certa no lugar certo. Isto É Dinheiro, 01 ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: 05 fev. 2020 (imagem da página).
Acerca do tema, assinale a alternativa correta consoante o conteúdo da disciplina:
Nota: 10.0
A
Hoje, as empresas precisam se adequar ao mercado e reduzir ao máximo seus custos operacionais, mas isso não pode ser obtido mediante a realocação de funcionários.
B
Os executivos que alavancaram a transformação de empresas boas em empresas excelentes focaram primeiro nos objetivos e deixaram em último plano a decisão das pessoas para cada função.
C
Mais do que nunca, hoje as empresas precisam aumentar os custos operacionais a fim de se adequar ao mercado.
D
Uma chave para o sucesso de uma empresa é, em primeiro lugar, colocar no barco as pessoas certas, e então decidir como conduzi-lo.
E
As pessoas são a essência e o primor de qualquer empresa, assim, o desligamento de funcionários não é uma opção.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D- Uma chave para o sucesso de uma empresa é, em primeiro lugar, colocar no barco as pessoas certas, e então decidir como conduzi-lo.
Explicação:
“Hoje, as empresas precisam se adequar ao mercado e reduzir ao máximo seus custos operacionais. Uma das formas encontradas foi a realocação dos funcionários, colocando o profissional certo no lugar certo. Collins (2001) explica, por meio de uma pesquisa realizada com empresas do mesmo ramo, do mesmo porte e no mesmo período, por que apenas algumas delas ‘brilham’. Um dos motivos apresentados foi o de que, primeiro, se deve escolher ‘quem fará parte’ da equipe, e depois ‘o que será feito’. Collins (2001) afirma:
‘Os executivos que alavancaram a transformação de empresas boas em empresas excelentes não decidiram primeiro para onde iam conduzir o barco e depois escolheram as pessoas para conduzi-lo. Não; primeiro colocaram as pessoas certas dentro do barco (e as erradas fora) e depois resolveram para onde iriam levá-lo’.”
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 85.
Resposta:
Letra D
Explicação: