QUESTÃO 6
Finn (2000) esclarece que, historicamente, o conceito de empregabilidade parece ter surgido com os educadores que trabalhavam em programas de preparação e facilitação para a conquista de emprego e buscavam fatores que iriam ajudar os alunos a conquistarem trabalho.
O uso recente do termo refere-se não mais às habilidades específicas de uma profissão, e sim às características, habilidades e atitudes esperadas em geral para um bom profissional. Assim, passou-se a tratar das habilidades de empregabilidade que podem ser importantes a uma vasta gama de potenciais trabalhadores e não apenas àqueles de determinadas profissões, considerando-se empregabilidade essencialmente como a preparação para a busca de trabalho (McLaughlin, 1995).
Harvey (1999, citado por Morosini, 2001) ressalta que, no campo do Ensino Superior, a empregabilidade é a probabilidade de o graduando apresentar atributos que os empregadores antecipem como necessários para o funcionamento efetivo de sua organização. Preparar para a empregabilidade exigiria, portanto, propiciar não apenas habilidades de emprego, mas sim o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva no processo de aprendizagem continuada.
CAMPOS, Keli Cristina de Lara et al. Empregabilidade e competências: uma análise de universitários sob a ótica de gestores de recursos humanos. In: Revista rPot. vol. 8, n. 2. junho - dezembro 2008, p. 159-193. Disponível em: Acesso em: 08 nov. 2018.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O conceito de empregabilidade só deve ser entendido dentro do âmbito educacional, visto que sua origem se deu em meio a programas de preparação para o mercado de trabalho, em que os professores visavam capacitar seus alunos para suas futuras profissões, logo, este é um conceito estritamente acadêmico.
PORQUE
II. A empregabilidade no contexto do Ensino Superior diz respeito à possibilidade de o estudante apresentar determinadas qualidades exigidas pelo mercado, sendo que preparar o futuro profissional para a empregabilidade exige, também, propiciar a este o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dentro de uma formação continuada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
I é falsa, a empregabilidade é um fenômeno social, talvez até mais relevante no aspecto social que no aspecto acadêmico, sendo muito importante também fora da universidade e afetado por uma série de fatores externos.
II é verdadeira, de modo que, em âmbito acadêmico, a empregabilidade é a preparação do aluno para atender às demandas e necessidades do mercado de trabalho,sendo um profissional capaz de conseguir uma colocação.
É correta a alternativa 4.
Respondido por
4
A I é Falsa pois o texto da questão afirma que "O uso recente do termo refere-se não mais às habilidades específicas de uma profissão, e sim às características, habilidades e atitudes esperadas em geral para um bom profissional."
A II é Verdadeira.
Alternativa D - I Falsa e II Verdadeira
Perguntas interessantes