QUESTÃO 6 Ao refletir sobre a evolução histórica do Serviço Social brasileiro e sua relação com a Igreja Católica, é possível notar que ao longo dos anos a profissão se fundamentou por inúmeras teorias que norteavam sua atuação profissional, uma delas foi a teoria positivista de Augusto Comte. CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito; HERNANDEZ. Fernanda Carvalho Basílio. Serviço Social e Formação Profissional. Reimpressão - 2016. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. (Adaptado). Segundo Barroco (2005), uma das principais características da teoria positivista era: Alternativas Alternativa 1: Transferir a responsabilidade dos desajustes sociais à estrutura econômica da sociedade. Alternativa 2: Transferir a responsabilidade dos desajustes sociais aos indivíduos. Alternativa 3: Aproximar o Serviço Social de práticas de cunho não conservador. Alternativa 4: Preservar o pensamento neoliberal de atendimento aos indivíduos. Alternativa 5: Transferir a responsabilidade dos desajustes sociais ao Estado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Alternativa 2: ao refletirmos sobre o advento da gradual evolução histórica do Serviço Social brasileiro e sua relação com a Igreja Católica, podemos apontar o papel da teoria positivista se deu no tocante a transferir a responsabilidade dos desajustes sociais aos indivíduos enquanto sociedade.
O Positivismo de Augusto Comte baseava-se numa ideia de progresso civil, onde as instituições civis e grupos de pessoas seriam os motores responsáveis por mudanças e correções de desajustes existentes na sociedade, de modo que buscava-se, à todo custo, o progresso científico e tecnológico.
Perguntas interessantes