Questão 5)
Entre as décadas de 1960 e 1980 no Brasil, as canções de protesto
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante a década de 1960, a discussão sobre as relações entre o Brasil e os Estados ocupou diversos espaços de debate. Neste contexto cultural, alguns estudantes da União Nacional dos Estudantes decidiram estabelecer um projeto onde defenderiam a prática de gêneros musicais considerados populares para alertar a população contra as questões de natureza política. Para tanto, estabeleceram a criação dos Centros Populares de Cultura, também conhecidos como CPC’s.
Utilizando da música como instrumento de engajamento político, os artistas envolvidos com esse projeto tinham a preocupação de denunciar conceitos-problema como autenticidade e alienação cultural. Dessa forma, inseriam conteúdo político de suas canções com o objetivo de promover a comunhão de suas perspectivas políticas. Para tanto, promoviam a gravação de discos ou a organização de shows onde buscavam trazer suas canções ao público.
a) foram criadas como hinos às marchas contra à ditadura.
b) serviam para expor os excessos e violências do período.
c) questionavam indiretamente o momento histórico vivido.
d) buscavam valorizar a cultura e a identidade nacional.