Questão 5 – A adequação linguística é a habilidade que os falantes possuem de adaptar a linguagem de acordo com a necessidade do momento. Podemos optar por dois diferentes registros da língua portuguesa: a variedade padrão ou a variedade popular, também conhecida como linguagem coloquial. Cada uma dessas variedades deve ser empregada em situações específicas, e ambas, sem distinção, funcionam bem, cumprindo papéis específicos na comunicação.
Observe um exemplo de adequação linguística que foi questão de prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2009:
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
• Com base nos estudo sobre comunicação, texto e textualidade analise a seguinte situação comunicativa onde há uma adequação de linguagem. Descreva de forma sucinta as possibilidades que levaram a essa adequação linguística.
Soluções para a tarefa
Antes de saber que falava com o colega, ela adotou a variedade padrão, registro que apresenta um discurso mais formal, próprio das relações profissionais e de momentos em que não conhecemos bem nosso interlocutor. Contudo, depois que o amigo se identificou, ela alterou o registro, preferindo a linguagem coloquial, cuja principal característica é a descontração e a informalidade.
Observando o enunciado, onde ocorre um diálogo entre uma Gerente e o Cliente, observa-se uma mudança da linguagem formal para a linguagem informal mediante o conhecimento da Gerente do Cliente que está na ligação em questão.
A linguagem e as variabilidades linguísticas
Observa-se a língua apresentando usos diferenciados, ocorrendo isso de acordo com a idade, grupo social ou região. Podemos resumir essas variações linguísticas como regionais, norma-padrão (formal) e popular (informal ou coloquial).
As variações linguísticas regionais são aquelas que ocorrem de acordo com a nomenclatura presente em algumas palavras sobre um determinado local, como por exemplo, "macaxeira e aipim", "meio fio e e guia". A norma padrão é aquela que segue as aplicações gramaticais estipuladas, muito utilizada em jornais e revistas tradicionais para emitir uma notícia.
A variabilidade popular é aquela que se observa a oralidade, leveza e menos rigidez na sua escrita. Ressalta-se que a norma padrão também é conhecida como linguagem formal e a popular como linguagem informal.
Aprenda mais sobre linguagem gramatical em: https://brainly.com.br/tarefa/4794010?referrer=searchResults
#SPJ2