QUESTÃO 481O Sertão semiárido permanece uma peça-chave da identidade cultural e do regionalismo nordestino e, por essa razão, suas representações devem ser estudadas a fundo, sobretudo as dicotomias clássicas, como litoral versus interior, progresso e atraso, seca e irrigação. Parece problemático falar em “Nordeste”, sendo preferível referirmo-nos a “Nordestes”, bem como a “Sertões”.IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2009 (adaptado).A dificuldade da definição das identidades, apontada no texto, expressa aO diversidade de aspectos naturais e socioeconômicos.O modificação de hábitos festivos e religiosos.0 atuação dos órgãos públicos e privados.© fragilidade do turismo local e regional.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Diversidade de aspectos naturais e socieconômicos.
Resposta: A
Respondido por
22
A alternativa A é verdadeira, pois como não há "um" Nordeste, mas vários, com diversas realidades, manifestações culturais e econômicas diferentes, não é possível definir claramente e corretamente toda a região por uma única expressão (do mesmo modo como não fazemos com outras regiões do país).
A alternativa B é falsa, pois a ideia é que há diversos hábitos festivos, não que modificaram com o tempo e mudaram a identidade da região.
A alternativa C é falsa, pois o texto não aborda esta questão.
A alternativa D é falsa, pois o texto não aborda esta questão, falando de identidade, não de turismo.
Perguntas interessantes