Português, perguntado por kalastynikove9082, 1 ano atrás

fQUESTÃO 52Asa brancaQuando oiei a terra ardendo Quá fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que tamanha judiaçãoQue braseiro, que fornaia Nem um pé de prantação Pru farta d’água perdi meu gado Morreu de sede meu alazãoInté mesmo a asa branca Bateu asas do sertão Entonce eu disse adeus Rosinha Guarda contigo meu coraçãoHoje longe muitas léguas Numa triste solidão Espero a chuva cair de novo Pra mim vortar pro meu sertãoQuando o verde dos teus oios Se espalhar na prantação Eu te asseguro não chore não, viu Qui eu vortarei, viu Meu coraçãoGONZAGA, L; TEIXEIRA, H. Asa branca toada. São Paulo: RCA Victor, 1947.Qual aspecto da identidade nordestina mais se destaca nessa canção gravada por Luiz Gonzaga?O A musicalidade, lembrada pelo ritmo sanfonado.O A festividade, indicada pela lembrança da festa junina.0 A religiosidade, marcada pela busca da proteção divina.0 Aoralidade, representada pela transcrição da fala sertaneja.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por tamyresdejesus
40

Olá!


A canção escrita por Luiz Gonzaga traz a história de um nordestino que está longe de casa e relembra da sua terra natal com saudosismo. Podemos observar que através da transcrição de falas típicas sertanejas na forma como estas são faladas, o eu lírico deseja que volte a chover no sertão para que possa voltar para casa.


Apesar de elementos da festividade e religiosidade aparecerem na canção, o elemento predominante da identidade nordestina é a oralidade. Logo, alternativa D.

Perguntas interessantes