QUESTÃO 421Em junho de 1917, uma greve geral paralisou totalmente a cidade de São Paulo por oito dias. As principais reivindicações eram o aumento de salários, a redução de jornada — trabalhava-se de 12 a 16 horas diárias —, o fim da exploração de menores e mulheres, e a transformação das condições gerais de trabalho. Vitorioso, o movimento assustou as elites.IPEA. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 24 ago. 2013.A iniciativa que viabilizou a conquista dos direitos mencionados no texto partiu dosO grupos empresariais receosos de retaliação.O partidos políticos atuantes nas causas sociais.© trabalhadores organizados em sindicatos de classe.© líderes religiosos preocupados com o avanço socialista.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
A alternativa A é falsa, pois os grupos empresarias não tomaram a iniciativa neste movimento, apenas reagiram, de modo que não partiu deles o movimento (eram, na verdade, os alvos do movimento do proletariado).
A alternativa B é falsa, pois foram os trabalhadores organizados em sindicatos, não os partidos políticos (posto que na época da República Velha não havia nenhum que representasse o proletariado), que tomaram a iniciativa.
A alternativa C é verdadeira e representa os protagonistas das primeiras lutas operárias no Brasil, que posteriormente se organizariam em partidos políticos.
A alternativa D é falsa, pois o texto trata de uma problemática socialista e não fala da participação de liderança político-religiosa de nenhum tipo.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás