Sociologia, perguntado por seilasoqueroaprender, 9 meses atrás

Questão 4 Uma das perspectivas de análise da relação entre indivíduo e sociedade, discutidas ao longo dos estudos, foi sobre a inserção dos indivíduos em suas classes sociais. Sua obra foi construída tendo em vista oferecer à classe operária um entendimento a respeito da possibilidade de supressão e transcendência dos mecanismos de exploração e alienação do modo de produção capitalista. Só assim, julgava, seria possível construir uma forma superior de sociedade. Quem é o autor dessa análise? Thomas Fridman. Karl Marx. Thomas Piketty. Adam Smith. Augusto Comte.

Soluções para a tarefa

Respondido por claudiaclaudino15
9

Resposta:

a) Karl Marx

Explicação:

Na concepção Marxista, o homem trabalhando é considerado como força de trabalho, significando a energia despendida no processo de trabalho, por meio do qual chega ao produto. E é o trabalho que atribui ao produto um valor determinado.

A ênfase mais contemporânea é tentar superar a dicotomia entre o indivíduo e sociedade, ou seja, mostrar que não são as ações individuais que determinam a sociedade e nem a sociedade que determina a ação social, mas que há uma relação entre sociedade e indivíduo, que nessa relação há uma constante transformação tanto da sociedade como dos indivíduos. Dessa forma, os indivíduos modificam a sociedade ao mesmo tempo em que são modificados por ela.

Para Karl Marx, a discussão maior se colocou sobre a inserção dos indivíduos em suas classes sociais.

Por fim, para Marx, o capitalismo produz uma primeira relação social fundamental que é o assalariamento, compra e venda da força de trabalho.

Perguntas interessantes