QUESTÃO 4- (UFRGS) Existem duas grandes teorias que tentam explicar os mecanismos pelos quais os organismos evoluíram e continuam a evoluir. Tanto Lamarck como Darwin apresentam um fator com primordial para a evolução. A diferença é que, para Lamarck, esse fator é a causa direta das variações e, para Darwin, esse mesmo fator seria o que seleciona dentre as variações possíveis a mais adaptada.
Esse fator é:
A
o ambiente.
B
a grande capacidade de reprodução.
C
a competição.
D
a variação hereditária transmissível.
E
a migração.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) o ambiente
Explicação:
O ambiente causa uma pressão sobre os organismos, e basicamente os mais aptos tendem a sobreviver e passar seus genes pra próxima geração. Um exemplo comum: área com grilos da mesma espécie só variando na sua coloração, um tem uma cor mais discreta (podendo se camuflar no ambiente) e o outro uma cor um pouco mais chamativa, esse tende a ser mais predado e os de cores mais discretas irão se reproduzir, gerando mais descendentes de cor discreta (vantajoso), com o tempo o de cor chamativa irá diminuir. Isso é seleção natural proposto por Darwin.
Lamarck propôs a lei do uso e desuso, no qual parte do princípio que se os indivíduos usarem mais uma certa parte do corpo, ela tende a se desenvolver melhor (tbm por pressão ambiental). Como exemplo da girafa, ela não tinha o pescoço tão longo, então de acordo com essa proposta de Lamarck, de tanto ela espichar a cabeça tentando alcançar folhas mais altas, assim o pescoço cresceria e ela tbm passaria essa característica pra frente. Mas oq ocorreu na verdade, foi a seleção natural, grande parte nascia com pescoço curto, mas algumas por mutação nascia com ele um pouco mais cumprido, isso era vantajoso, comiam mais e tinham mais chance de sobreviver e passar adiante as características (fazendo nascer mais girafas de pescoço longo).
Resposta:
A) o ambiente
espero ter ajudado