Português, perguntado por tassyb, 10 meses atrás

QUESTÃO 4 — Sabei-lo. Roma é a cidade do fanatismo e da perdição: na alcova do sacerdote dorme a gosto a amásia, no leito da vendida se pendura o Crucifixo lívido. É um requintar de gozo blasfemo que mescla o sacrilégio à convulsão do amor, o beijo lascivo à embriaguez da crença! — Era em Roma. Uma noite a lua ia bela como vai ela no verão pôr aquele céu morno, o fresco das águas se exalava como um suspiro do leito do Tibre. A noite ia bela. Eu passeava a sós pela ponte de... As luzes se apagaram uma por uma nos palácios, as ruas se fazias ermas, e a lua de sonolenta se escondia no leito de nuvens. Uma sombra de mulher apareceu numa janela solitária e escura. Era uma forma branca. — A face daquela mulher era como a de uma estátua pálida à lua. Pelas faces dela, como gotas de uma taça caída, rolavam fios de lágrimas. AZEVEDO, Álvares de. Noite na Taverna. Porto Alegre: L&PM, 2014. Álvares de Azevedo morreu de maneira precoce, mas antes construiu obras que permitiram que ele fosse tido como o principal nome da fase Ultrarromântica da literatura brasileira, sendo a coletânea de contos “Noite na Taverna” uma de suas principais realizações. Sobre este autor e a partir da leitura do excerto apresentado, analise as alternativas e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1: "Noite na Taverna" foi construída a partir das influências da produção literária de Lord Byron, por isso prevalece aspectos sombrios, pessimistas e mórbidos. Alternativa 2: Os contos de "Noite na Taverna" configuram-se como prosa regionalista, visto que as histórias narradas se dão em lugares do interior do Brasil. Alternativa 3: Destoando de outros escritores românticos, Álvares de Azevedo constrói histórias e poemas sem a presença de sentimentalismo e nostalgia. Alternativa 4: Álvares de Azevedo, diferentemente de autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, dedicou-se à escrita apenas de textos em prosa. Alternativa 5: "Noite na Taverna" é uma obra com tom moralizante, assim, suas narrativas ocupam-se em tecer críticas aos desvios da sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por professormoura
7

Resposta:

Olá. Acredito que a resposta seja a Alternativa 1:

"Noite na Taverna" foi construída a partir das influências da produção literária de Lord Byron, por isso prevalece aspectos sombrios, pessimistas e mórbidos.

Explicação:


dhonelllswp: tbm vou nessa
ellya128: Não pessoal. O livro Noite na Taverna foi fortemente inspirado pela obra Noches lúgubres (1790), do espanhol José Cadalso.
ellya128: Desculpa pessoal. Está certo, noite na Taverna foi influenciado, por Lord Byron. De quem Álvares de Azevedo traduziu algumas poesias.
Respondido por erickm5
0

Sobre o escritor Álvares de Azevedo, a única asserção correta é a alternativa 1.

Contextualizando a obra de Álvares de Azevedo

1 - Correto. Álvares de Azevedo chegou a traduzir textos de Lord Byron, marcando a influência sofrida pelo britânico sobre ele e toda a geração ultrarromântica da literatura brasileira.

2 - Incorreto. Álvares de Azevedo não pertence ao ciclo regionalista do romantismo brasileiro, e sim à fase ultrarromântica, também conhecida por Mal do Século. As histórias de "Noite na Taverna" não são narradas no Brasil.

3 - Incorreto. A forte presença do sentimentalismo e da subjetividade na obra de Álvares de Azevedo são baluartes da fase ultrarromântica da literatura brasileira.

4 - Incorreto. Outra das obras mais famosas de Álvares de Azevedo chama-se Lira dos Vinte Anos, lançada postumamente como uma antologia poética.

5 - Incorreto. Em "Noite na Taverna" o contexto da desintegração moral não é de cunho social, e sim, subjetivo.

Saiba mais sobre Álvares de Azevedo em https://brainly.com.br/tarefa/37606349

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes