QUESTÃO 4 As figuras de linguagem, também conhecidas como figuras estilísticas ou figuras de estilo, são recursos utilizados em diversas situações de comunicação. Desde os textos literários até as conversas informais do cotidiano, as figuras de linguagem são empregadas como estratégias do emissor para conseguir um determinado efeito. Relembre os conteúdos estudados na unidade V acerca das Figuras de Linguagem nos enunciados. Em seguida, leia as assertivas que seguem e assinale apenas a que apresenta uma afirmação correta. Alternativas Alternativa 1: A prosopopeia é uma figura estilística que se caracteriza pela suavização intencional de uma ideia desagradável ou grosseira. Na frase: "o colaborador foi desligado da empresa" observamos a utilização da prosopopeia. Alternativa 2: A metonímia é, sem dúvida, uma das figuras de linguagem mais utilizadas não apenas na literatura, mas no cotidiano de grande parte das pessoas. Na frase: "preciso encaminhar o memorando ainda hoje" temos uma gradação de marca pelo produto, por exemplo. Alternativa 3: A antítese e o paradoxo são figuras estilísticas muito próximas, assim, é preciso estar atento para não confundir ambas. A antítese consiste no emprego de palavras opostas. Já o paradoxo, ocorre quando o uso de palavras opostas gera uma contradição lógica. É possível notar a utilização do paradoxo, por exemplo, na frase: "o relatório solicitado pelo supervisor não foi entregue na data prevista". Alternativa 4: Muito embora sejam semelhantes, a Metáfora e a Comparação são figuras de linguagem distintas. Em ambas ocorre algum tipo de comparação, entretanto, somente na Comparação é possível notar a presença de elementos comparativos. Na frase: "o professor é uma ponte para o conhecimento", por exemplo, ocorre uma comparação. Já na frase: "o professor é como uma ponte para o conhecimento", há uma metáfora. Alternativa 5: A hipérbole é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo exagero intencional na expectativa de se obter um determinado efeito. Observamos o uso da hipér
Soluções para a tarefa
Resposta:
A antítese e o paradoxo são figuras estilísticas muito próximas, assim, é preciso estar atento para não confundir ambas. A antítese consiste no emprego de palavras opostas. Já o paradoxo, ocorre quando o uso de palavras opostas gera uma contradição lógica. É possível notar a utilização do paradoxo, por exemplo, na frase: "o relatório solicitado pelo supervisor não foi entregue na data prevista".
Explicação:
Resposta:
COM CERTEZA ESSA RESPOSTA ESTÁ ERRADA!
Explicação:
Esta frase : "o relatório solicitado pelo supervisor não foi entregue na data prevista". não tem nada de paradoxo ai!
A RESPOSTA CORRETA É A ÚLTIMA: A hipérbole é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo exagero intencional na expectativa de se obter um determinado efeito. Observamos o uso da hipérbole em diversas situações rotineiras. Um exemplo pode ser notado na expressão: "o recado será transmitido ao setor de vendas na velocidade da luz".