Questão 4/5 - Introdução aos Estudos Históricos Leia atentamente o extrato de texto que segue: “A progressiva aceitação da história oral pela história universitária nos últimos 25 anos está ligada ao aumento considerável das curiosidades do historiador. [...] Outro tema familiar à história oral tornou-se também uma das atuais áreas de pesquisa da historiografia geral: os fenômenos migratórios [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOUTARD, P. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. FERREIRA, M. e AMADO, J. (Orgs.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 53 O texto-base refere-se ao desenvolvimento da história oral. Sobre isto, assinale a alternativa correta: A Como área de estudos históricos, a história oral esteve dissociada das análises sobre a relação entre memória e história. B A história oral é corretamente definida como uma metodologia, que visa analisar as lembranças e esquecimentos acerca do tempo e suas influências no presente. C Como uma visão teórica, a história oral serve como modelo social a ser aplicado em qualquer recorte cronológico. D A história oral sucede a História Contemporânea na linha tradicional da divisão cronológica ocidental. E Associada diretamente ao tempo presente, a história oral não é capaz de garantir a objetividade do conhecimento historiográfico.
Soluções para a tarefa
O texto-base refere-se ao desenvolvimento da história oral. Sobre isto, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
A
Como área de estudos históricos, a história oral esteve dissociada das análises sobre a relação entre memória e história.
B
A história oral é corretamente definida como uma metodologia, que visa analisar as lembranças e esquecimentos acerca do tempo e suas influências no presente.
Você acertou!
Os relatos orais e sua metodologia de análise estão diretamente ligados às análises da memória, sua presença e seus lapsos. “A história oral é um método de pesquisa, portanto, que deve considerar as críticas gerais ao uso da memória como fonte: as mudanças da memória, a parcialidade das lembranças, as mudanças que ocorrem em relação ao tempo, a influência do presente” (livro-base, p. 182).
C
Como uma visão teórica, a história oral serve como modelo social a ser aplicado em qualquer recorte cronológico.
D
A história oral sucede a História Contemporânea na linha tradicional da divisão cronológica ocidental.
E
Associada diretamente ao tempo presente, a história oral não é capaz de garantir a objetividade do conhecimento historiográfico.