Questão 4/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil Leia o trecho a seguir: "Como eram defensores da federação, os republicanos haviam se recusado inicialmente a criar uma organização nacional; com isso, os clubes mantiveram sua autonomia. Os republicanos de diversas províncias frequentemente divergiam com respeito à emancipação". COSTA, E. V. Brasil: a Era da Reforma, 1870–1889. In: BETHELL, L.(Org.). História da América Latina. v. 5. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 753. Sobre o movimento republicano no Brasil, podemos dizer que: A surgiu com a abdicação de D. Pedro I ao trono. B organizou-se a partir da Guerra da Cisplatina. C formavam um único grande partido, com sede em São Paulo. D estava dividido em diversos partidos políticos nas províncias. (?) (?) (?) (?) (?)
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Letra C: o movimento republicano no Brasil consolidou-se com a criação do Partido Republicano Paulista , pois seus membros e maiores interessados formavam um grande partido, com sede em São Paulo.
Sua fundação ocorreu no dia 18 de abril de 1873 na chamada Convenção de Itu, cidade do interior do estado de São Paulo. A partir daí a oposição ao Brasil Império começou a crescer gradativamente, de modo que seus interesses oligárquicos passaram a se aliar aos militares.
Abraços!
Respondido por
5
Resposta: A resposta e D
Explicação:Os federalista defendiam a emancipação para ter mais representantes em diversas província .
Perguntas interessantes