Questão 4/5 - Currículo e Sociedade Leia o seguinte fragmento de texto: “Os elementos que vieram a dar forma à pedagogia tecnicista começaram a ser dispostos na segunda metade da década de 1960. Além dos eventos organizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e dos acordos MEC-USAID, esse processo também pode ser constatado na literatura divulgada no período”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 369. Tendo em vista o livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta sobre a pedagogia tecnicista: A Foi introduzida no Brasil no início da década de 20, tendo como objetivo a formação do indivíduo para o mercado de trabalho e com enfoque nas suas experiências. B Sua ênfase repousava sobre a produtividade, isso se deve ao contexto político e econômico do final da década de 1940 e a influência francesa no Brasil. C Os acordos feitos entre Brasil e França enfatizaram uma educação voltada para a produtividade, eficiência e desenvolvimento cognitivo dos alunos. D A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência. E Seu currículo enfatiza a manufatura e a arte com o objetivo de desenvolver a competência teórica e técnica do aluno.
Soluções para a tarefa
A alternativa D está correta.
A tendencia tecnicista, tinha como principal objetivo a execução do conteúdo apresentado de forma elaborada e sem vínculos com o contexto social, para ser mais exato, ela se difere da escola tradicional por seus métodos e não é inclusiva como a escola nova.
Essa tendência surgiu no final da década de 1960, com o intuito de ampliar o modelo empresarial no sistema de educação.
A base teórica da escola liberal tecnicista, pode ser entendida através da atuação do profissional no aperfeiçoamento da ordem social, articulando-se diretamente com o sistema produtivo.
Resposta:
Letra D)
A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência.
Explicação: