Questão 4/10
O conceito de tradição para Little é central. O que é tradição para o autor?
A Para Little Tradição traz a ideia de atraso e imobilidade.
B Para o autor tradição tem conexão com a prática de manter o antigo, o velho em ação.
C Tradição tem conexão com algo mutável, porém, ainda atrasado em relação ao atual.
D
Tradição para Little é um conceito que explica a mobilidade de culturas diferentes e que são diferentes da cultura da sociedade capitalista, não seriam atrasadas, mas sim avançadas.
E
Tradição para o autor é um conceito que deve ser usado para identificar costumes que se modificam sempre e são somente diferentes dos da sociedade capitalista, nem atrasados, nem avançados.
Soluções para a tarefa
4) A cultura não é algo estática ou imutável, mas sim algo dinâmico e coletivo que se modifica de maneira constante no interior das sociedades à medida que se desenvolvem as relações sociais. Apesar de cada cultura ser diferente, existem aspectos culturais que são comuns e compartilhados a todos os grupos humanos. Observe as alternativas a seguir e assinale aquela que corresponde ao conceito CORRETO:
Resposta: Trata-se das universais culturais, que são práticas ou crenças compartilhadas por todas as sociedades. Todavia, não significa que as práticas sejam idênticas em todas as sociedades.
Explicação:RESPOSTA CORRETA
As universais culturais são elementos que podem ser encontrados em diferentes sociedades, a partir de cada contexto histórico e social específico. Tratam-se de linguagens e comportamentos que são aprendidos no interior das famílias (por exemplo) e são transmitidos para as gerações seguintes. É nessa direção que podemos dizer que os grupos estabelecem formas de cumprimentos, de comportamentos, diferentes tipos de crenças, de valores e de moral, que não são imposições, tampouco são idênticas nas sociedades.