QUESTÃO 3
O Design como método de fabricação de artefatos tenha sido evidenciado já na Pré-Historia, o reconhecimento da
prática da atividade ocorreu apenas no início do século XX, marcou a história do design como um período de estilo
racional e modernista, cuja máxima podia ser sintetizada na expressão "a forma segue a função".
PEREIRA, C.; SANTOS, V. B. dos. Teoria e Fundamentos do Design. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando a situação mencionada, com relação ao periodo mencionado e os movimentos e escolas que
defendiam esse conceito, a seguir, analise as afirmações.
I. O movimento Deutscher Werkbund (1907) reconhecia o valor das máquinas e defendia o design como meio para
atribuir forma e significado às coisas feitas pela máquina.
II. O movimento Deutscher Werkbund (1907) acreditava que a forma devia ser exclusivamente determinada pela
função e desejava eliminar todo o ornamento.
III. A escola Bauhaus, criada em 1919 na Alemanha, afirmava que a forma ideal de qualquer objeto deve ser
determinada pela função, atendo-se sempre a um vocabulário formal e rigoroso em sua estética.
IV. A escola de Ulm, na Alemanha (1951), dá continuidade ao pensamento da escola Bauhaus, pregando a
padronização dos objetos e apostando também na racionalização para as soluções do design.
V. A expressão "a forma segue a função" foi um norte para o design e chegou a influenciar inclusive a ESDI (1970),
Escola Superior de Desenho Industrial no Brasil por um longo período:
E correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
I II III IV e V - CORRETAS
Explicação:
páginas 25 e 26
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