Questão 3 - Marque a alternativa que apresenta as lutas
que fazem parte das olimpíadas.
a) Esgrima, boxe, judo, taekwondo, luta greco-romana
e luta livre
b) Esgrima, karatê, judo, taekwondo, luta
greco-
romana e luta livre
c) Esgrima, capoeira, aikido, taekwondo, luta greco-
romana e luta livre
d) Esgrima, boxe, judô, muay thai, luta greco-romana
e luta livre
e) Esgrima, boxe, judô, capoeira, luta greco-romana e
luta livre
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A) Esgrima, boxe, judo, taekwondo, luta greco-romana e luta livre.
Explicação:
Boxe
A nobre arte faz parte do calendário olímpico desde St. Louis-1904 e é um dos grandes atrativos dos Jogos – Muhammad Ali, George Foreman e Sugar Ray Leonard são apenas alguns dos grandes nomes da modalidade com participações olímpicas. No Rio de Janeiro, as disputas acontecerão a partir de 6 de agosto e vão até 21, último dia de competições. Os cubanos, como sempre, chegam como favoritos, mas alguns brasileiros podem surpreender, como Robson Conceição e Robenilson de Jesus. Nas disputas femininas, olho na brasileira Adriana Araújo, que tenta sua segunda medalha olímpica.
Taekwondo
De todos os esportes de combate, o Taekwondo é o caçula no calendário olímpico: fez sua estreia nos Jogos de Sydney-2000. Mas sua história vem bem antes disso: dizem que as técnicas da modalidade surgiram de dinastias coreanas há mais de três mil anos. É a Coreia do Sul também quem domina as medalhas olímpicas desde 2000. Será possível ver se os asiáticos manterão o domínio a partir do dia 17 de agosto.
Judô
Uma coisa é certa: em cada um dos sete dias de competições do judô (6 a 12 de agosto), há esperança de medalhas para o Brasil. Desde Los Angeles-84 o esporte leva o país ao pódio e, neste ano, com uma das seleções mais fortes de todos os tempos, a rotina deve seguir. Além dos brasileiros, vale a pena ficar de olho nos sempre fortes japoneses e no francês Teddy Riner, uma das principais estrelas dos Jogos e que busca sua terceira medalha olímpica.
Luta Olímpica: Luta livre e greco-romana
Assim como a esgrima, a Luta Olímpica é dos esportes mais antigos dos Jogos, tendo marcado presença já em Atenas-1896. Serão duas as modalidades no Rio de Janeiro: estilo livre, com lutas tanto para mulheres quanto para homens, e a greco-romana, em que apenas categorias masculinas são disputadas. A diferença principal entre elas é que, na greco-romana, os atletas só podem usar o tronco e os braços para defender e atacar, enquanto no estilo livre pode ser usado todo o corpo. As competições vão do dia 13 ao dia 21 de agosto