Questão 3 de 10
As primeiras instituições brasileiras surgiram junto ao descobrimento do país pelos portugueses, assim a organização e o planejamento do Brasil foram inaugurados sob o modelo português. As noções de ordem e moral foram determinadas pelos aspectos religiosos. A propriedade da terra foi destinada aos latifundiários senhoriais que também estiveram à frente das questões políticas, econômicas e culturais. Mesmo após a implementação do Governo Geral, instituto em 1549, o poder decisório continuou sob o controle dos latifundiários, através de mecanismos como impostos e salários. Foi no período do Brasil-colônia que as primeiras instituições brasileiras foram criadas e dentre elas, duas tiveram influência em todos os aspectos do processo de colonização e exploração do Brasil. Reflita sobre o contextualizado e assinale a alternativa, que corresponde de modo assertivo, as instituições portuguesas de maior influência deste período da história brasileira:
A - Escola e Família.
B - Igreja Católica e Escola.
C - Igreja Católica e Estado.
D - Indígenas e Quilombo.
E - Quilombo e Estado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A alternativa, que corresponde de modo assertivo, as instituições portuguesas de maior influência deste período da história brasileira a ser assinalada é Igreja Católica e Estado.
A letra B é CORRETA.
Ao ser "descoberto" pelos povos portugueses em 22 de abril de 1500, o Brasil já era habitado pelos povos originários, os chamados atualmente de povos indígenas, outrora de forma errônea de índios. Tal ato aconteceu como resultado de expedições marítimas feitas por Portugal e Espanha no Oceano Atlântico a fim de encontrar metais preciosos e recursos naturais.
A Igreja Católica sempre foi grande em influência na Europa e possuía estreitas relações com o reino português, ao passo que vieram junto com membros da coroa portuguesa o clero católico. Ela passava por reformas ameaçadoras durante esse período, século XVI, então encontrou no Brasil a oportunidade de alcançar mais pessoas para sua religião e manter seu espaço e poder. Ao se depararem com os povos indígenas que aqui habitavam, jesuítas notaram a ausência de religião desses povos e constataram em sua visão elitista e colonizadora que seriam "criaturas" desalmadas prontas a terem sua alma evangelizada e convertida à Deus, mas tal processo aconteceu de forma forçada.
Tal relação estreita entre a Igreja Católica e o Estado perdurou no Brasil no período colonial e imperial, pois, para eles, além da garantia de disciplina social, a Igreja era responsável por tarefas administrativas que hoje foram atribuídas ao Estado. Mas, com a Proclamação da República em 1889 ocasionou a separação formal entre ambos.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/44484330