Questão 3/5 - Captação de Recursos
Gerar recursos próprios é pensar em possíveis soluções para se arrecadar recursos - sejam eles financeiros ou não - tendo como objetivo a realização e alcance dos resultados propostos em determinado evento/projeto. Para tanto, o ideal é dividirmos o planejamento da geração destes recursos em três etapa. Sobre tais etapas, analise as asserções abaixo:
I. Estratégia de geração de recursos é o último passo que consideramos neste processo, dado que para se construir uma estratégia é necessário conhecer todo o projeto.
Portanto
II. Ter um bom projeto e saber quantificar os recursos que serão necessários são fatores essenciais e determinantes para a determinação da melhor estratégia para aquele determinado evento ou projeto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
D As asserções I e II são proposições falsas
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Soluções para a tarefa
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Explicação:
Justificativa: A partir do momento que se tem um bom planejamento e um bom levantamento de recursos que serão necessários é possível traçar a melhor estratégia possível para gerar recursos próprio e chegar próximo ao objetivo traçado.
Projeto/Planejamento: é claro que se já foi tentado angariar recursos para um determinado projeto e não houve sucesso, já temos uma estrutura, mas o ideal - no caso citado – é que o projeto seja revisado a fim de encontrar possíveis falhas, tanto operacionais como estruturais (que podem ir desde a ideia inicial ao resultado final). Nada impede também, que o projeto seja pensado/criado já considerando apenas recursos próprios, ou seja, sem a participação de terceiros no que diz respeito a aporte financeiro. Nesse caso geralmente são eventos/projetos menores que também tem uma abrangência menor.
Quantificando os recursos necessários: é primordial calcular o que será necessário para que o projeto seja implantado. Importante nesta segunda etapa, calcular tanto as saídas financeiras como a mão de obra necessária.
Estratégias de geração: temos o projeto (revisado ou novo) e também já sabemos o total de recursos necessários para sua implantação. Chegou a hora de pensar quais das maneiras de captar recursos, exploradas em nosso texto ou na sessão saiba mais podem ser usadas para alcançar o necessário. Lembrando que podem ser combinadas diversas maneiras de captação e que muitas podem ser aplicas em conjunto. (SANTOS, 2012, p 81 - 82; Aula 5 – Tema 4)