QUESTÃO 281Clássicos em gameUma fundação transformou algumas pérolas da literatura brasileira em videogames. Nas versões para jogo eletrônico de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, o jogador controla um dos personagens das obras. João Romão, o proprietário do cortiço de O Cortiço, por exemplo, precisa aumentar seu patrimônio. O jogador toma decisões como se fosse o próprio Romão na construção de novos cômodos, na gestão dos custos de aluguel, salários e venda de produtos. Enquanto isso, aparecem, em cada fase, trechos do livro original, instigando o jogador a ler o texto na íntegra. Os videogames se inscrevem na lógica de que o leitor-jogador vai interagir e decidir o destino de personagens e da trama. Os jogos podem ser acessados pelo site www.livroegame.com.br ou por CD-ROMs distribuídos gratuitamente por 80 monitores de postos dos telecentros Acessa São Paulo.Revista Língua, n. 84, 2012 (adaptado).O videogame foi desenvolvido para promover o entretenimento. Essa tecnologia, ao ser empregada para fins educativos,O impede o diálogo literário entre o jogador e as obras de literatura.O desestimula os jogadores à leitura de outras obras clássicas.© proporciona a formação de um novo conceito de leitor.© substitui o livro de papel pelo livro eletrônico.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
A alternativa A é falsa, pois a ideia do texto é justamente que este procedimento permite uma nova forma de diálogo literário entre o jovem público que consome videogames e a cultura clássica dos romances.
A alternativa B é falsa, pois a ideia é justamente conquistar a atenção do público leitor para que ele passe à leitura dos romances originais, que serviram de base para os jogos.
A alternativa C é verdadeira e representa o objetivo principal do projeto: conquistar novos leitores e garantir que participem da cultura dos livros clássicos.
A alternativa D é falsa, pois o objetivo é estabelecer diálogo entre as duas mídias, não substituir uma pela outra.
Respondido por
1
Explicação:
Cadê a resposta dessa daí
Perguntas interessantes