Direito, perguntado por IsmaelBrBrBr7440, 5 meses atrás

questão 25 defensor público do estado do amazonas(dpe am) 2018 - fcc a respeito da conciliação e da mediação, o atual código de processo civil dispõe que a a audiência prévia de tentativa de autocomposição deve ser dispensada nos casos em que se discutam direitos indisponíveis, tais como as ações envolvendo investigação de paternidade, divórcio e alimentos. b a audiência de tentativa de conciliação ou de mediação pode ser dispensada mediante prévia manifestação de desinteresse de qualquer das partes quanto à solução consensual. c o conciliador pode servir como testemunha em relação às tratativas entre as partes litigantes presenciadas em sua atuação, desde que mantenha condição de imparcialidade. d as diferenças entre as espécies autocompositivas (conciliação e mediação) decorrem da diferença do papel do conciliador e do mediador, e da inexistência ou existência de relação prévia entre as partes envolvidas no litígio. e o não comparecimento injustificado do réu na audiência de tentativa de conciliação ou mediação acarretará na sua revelia e na sua condenação ao pagamento de multa.

Soluções para a tarefa

Respondido por DaySun
0

É possível afirmar que as espécies autocompositivas se diferenciam por apresentarem o papel do conciliador e do mediador com funções diferentes, e pela inexistência/existência de relação prévia entre as partes envolvidas no processo.

(Alternativa D)

Para compreendermos melhor, importante aprendermos um pouco mais sobre espécies autocompositivas.

Espécies Autocompositivas:

A lei processual determina duas principais técnicas alternativas de solução de conflitos (autocompositivas): a mediação e a conciliação.

A diferença entre elas está contida no fato de o conciliador é figura que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, e poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.

Já o mediador atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes. Este possui a função de auxiliar os interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, contribuindo pelo restabelecimento da comunicação, e assim poder identificar, por si mesmos, soluções consensuais que possibilitem gerar benefícios mútuos.

Portanto, a presença de um terceiro para auxiliar a solução do conflito é necessária, mas este terceiro somente formulará propostas no método da conciliação, pois no método da mediação, ele apenas incentivará a proposição de um acordo pelas próprias partes.

Saiba mais sobre espécies autocompositivas em: https://brainly.com.br/tarefa/23050677

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes