QUESTÃO 21-
Furacões, tuſões, aquecimento dos oceanos com formação de tsunam
derretimento das calotas polares com consequente aumento do nível de água dos oceanos
desertificação podem ser consequências:
A) da diminuição da temperatura do planeta.
B) da estabilidade da temperatura do planeta.
C) do aumento da temperatura do planeta.
D) da diminuição da temperatura das águas em geral.
E) da diminuição da temperatura dos mares.
Soluções para a tarefa
Resposta: Com uma onda de quase 200 metros, o tsunami que atingiu um fiorde no Alasca em 2015 foi um dos maiores já documentados. Mas sem ninguém morto, quase passou despercebido.
Foi desencadeado por uma enorme queda de rochas causada pelo derretimento da geleira Tyndall, que, segundo os especialistas, lhes deu a imagem mais clara até agora dos tsunamis gerados por deslizamentos de terra.
Com o aquecimento global fazendo as geleiras encolherem a um ritmo sem precedentes, há um aumento no risco de tsunamis provocados pelo colapso das encostas rochosas, enfraquecidas à medida que o gelo recua, mostrou um estudo da Scientific Reports nesta quinta-feira.
"À medida que as geleiras diminuem no mundo todo, elas estão modificando dramaticamente suas paisagens. No caso de Taan Fjord, o resultado foi um enorme tsunami", disse Dan Shugar, professor assistente de Geociência da Universidade de Washington Tacoma e coautor do estudo.
"O tsunami foi desencadeado por um enorme deslizamento de terra em outubro de 2015, que ocorreu acima de uma geleira que havia recuado dramaticamente no final do século XX", disse à AFP.
O tsunami gerou uma onda de 193 metros.
O gelo glacial apoia e reduz os declives íngremes, de modo que, quando o gelo derrete, o leito rochoso subjacente fica exposto e instável, aumentando a probabilidade de quedas de rochas e deslizamentos de terra.
"Precisamos entender melhor o risco representado por esses declives íngremes em um clima em mudança", disse Shugar.
O estudo fornece uma referência para modelar riscos de deslizamentos e tsunamis, disseram os autores.
"Nossos resultados chamam a atenção para um efeito indireto da mudança climática, que está aumentando a frequência e a magnitude dos perigos naturais perto das montanhas glaciais".
Explicação:
Resposta:
Explicação: