Biologia, perguntado por tuliodias1, 11 meses atrás

Questão 20)
O heredograma, abaixo, representa indivíduos de uma família na qual há uma característica fenotípica transmitida por meio de herança autossômica recessiva.
Com relação aos dados apresentados, a probabilidade do casal II.2 e II.3 ter uma filha homozigota recessiva para a característica fenotípica em questão é
a) de 1/6.
b) de 1/3.
c) de 1/4.
d) zero.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por bondsplinter
58

a) de 1/6.

O casal I-1, I-2 são heterozigóticos, pois o filho apresenta recessividade. Não se sabe se o individuo II-2 é heterozigótico, mas a possibilidade é de 2/3. Então, calculando a possibilidade de nascer uma filha (1/2), a possibilidade de passar os genes recessivos (1/2) e a possibilidade do individuo ser heterozigótico (2/3) resulta em: 1/2 x 1/2 x 2/3: 1/6.

Espero ter ajudado!!!

Respondido por EllenLib
2

A probabilidade do casal II.2 e II.3 ter uma filha homozigota recessiva para a característica fenotípica em questão é de \frac{1}{6} (Letra A)

Observaremos o heredograma:

Ao observarmos o heredograma constatamos que o indivíduo II-2 é descendente de pais heterozigotos, pois o casal gerou um filho que manifestou a característica fenotípica e um que não manifestou a característica fenotípica.

Considerando como:

  • f = o gene portador da característica fenotípica; e
  • F = o gene não portador da característica fenotípica.

Sabemos que o indivíduo II-2 não poderia ser ff, pois ele não manifesta a característica fenotípica, logo as possibilidades são: FF, Ff ou Ff. Como o enunciado pede uma filha homozigota recessiva o indivíduo II-2 precisa ser Ff, ou seja o indivíduo II-2 tem \frac{2}{3} de chance de ser Ff.

Como o enunciado especifica o sexo, queremos a probabilidade de ser uma menina, que seria de \frac{1}{2}

O enunciado pede a probabilidade uma filha homozigota recessiva para a característica fenotípica, para isso realizaremos o cruzamento entre o:

  • Indivíduo II-2: Aa
  • Indivíduo II-3: aa

\left[\begin{array}{ccc}\frac{II-2}{II-3} &A&a\\a&Aa&aa\\a&Aa&aa\end{array}\right]

Sendo assim, a probabilidade de ser homozigoto recessivo é de \frac{2}{4}.

Para encontrarmos a probabilidade de ter uma filha homozigota recessiva devemos multiplicar as chances do indivíduo II-2 ser Ff, com as chances de ser menina e a chance de ser homozigoto recessivo.

\frac{2}{3} .\frac{1}{2} .\frac{2}{4} = \frac{1}{6}

Saiba mais sobre genética: https://brainly.com.br/tarefa/36571324

Anexos:
Perguntas interessantes