História, perguntado por gabrielma12484, 10 meses atrás

QUESTÃO 2 - Os especialistas em teoria do conhecimento classificam em 4 os tipos de conhecimento podemos afirmar que a alternativa abaixo está correta: *
A) Conhecimento empírico, adquirido a partir a da análise dos fenômenos naturais metodicamente observados e experiencias rigidamente comprovadas.
B) Conhecimento teológico, o mais recente dos tipos de conhecimento e propõe respostas completas e absolutas para todas as dúvidas humanas.
C) Conhecimento filosófico, percebido através das crenças e da fé revelação
D) Conhecimento Científico que surgiu em meados do século XVIII, objetivando encontrar a verdade comprovada através de experiencias. .

QUESTÃO 3 - Assinale a alternativa CORRETA *
A) O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Seu principal idealizador foi Karl Marx. Essa corrente historiográfica procura a verdade na História, aceitando apenas as fontes escritas e tendo como foco os modos de produção.
B) No século XIX, os pensadores August Comte e Adam Smith apareceram com um elaborado arcabouço teórico que compunha o socialismo.
C) Modernos Historiadores continuam considerando que unicamente os documentos escritos são fontes confiáveis. Assim, eles dizem que a PRÉ-HISTÓRIA não pode ser plenamente estudado a partir de uma visão histórica, pois o estudo desse período baseia-se apenas em vestígios como pinturas rupestres, fósseis e do conhecimento de outras ciências como a antropologia, paleontologia, arqueologia, etc.
D) Os positivistas consideram como divisor do tempo os fatos históricos já os marxistas consideram o diferencial do tempo o tipo de sociedade que possuía a hegemonia..

QUESTÃO 4 - Assinale a alternativa CORRETA sobre a Sociedade de Caçadores e Coletores: *
A) Antes do desenvolvimento da agricultura e da domesticação dos animais, os seres humanos viviam da caça de animais e da coleta de frutos, vegetais e raízes. Desta forma, dependiam da natureza para sobreviverem.
B) Quando acabava os alimentos numa região ou quando os animais de caça apareciam em pouca quantidade, os homens enfrentavam uma sensível diminuição da população e inventava outras maneiras de obter alimentos.
C) Neste período os seres humanos mudavam de habitação e região de forma constante, fato conhecido como sedentarismo.
D) Com o desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, os homens não deixaram de ser nômades e só passaram a ser sedentários (com habitação fixa) no período conhecido como antiguidade clássica.

QUESTÃO 5 - Um das consequências da descoberta da agricultura foi a acumulação dos produtos da lavoura. a respeito disso assinale a formulação INCORRETA: *
A) As outrora famílias nucleares e bem definidas do modelo de sociedade de caçadores e coletores foi substituída pela família ampliada dos clãs tribais, pois quanto mais mão de obra disponível melhor para a agricultura.
B) A forma de lidar com o excedente acumulado foi com a troca de mercadoria entre as aldeias - o escambo, uma primeira forma de comércio que acabou exigindo a popularização dos sistemas de escrita.
C) A acumulação de excedente também resulta na distinção entre ricos e pobres dando origem às classes sociais.
D) A necessidade de garantir a posse da propriedade também foi fundamentada na agricultura, pois era necessário para o sucesso da mesma que quem plantasse tivesse garantias de que o objeto do seu trabalho fosse do seu desfrute privado.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
3

2. A teoria do conhecimento classifica-se em 4 os tipos de conhecimento:

D) Conhecimento Científico que surgiu em meados do século XVIII, objetivando encontrar a verdade comprovada através de experiencias.  

A partir do final do século XVIII, a ciência passou a fazer parte de todos os atos da vida do ser humano. No período histórico denominado "iluminismo", era apenas a partir de um rigoroso planejamento científico que os governantes acreditavam ser possível administrar seus reinos.

3.  Alternativa correta:

D) Os positivistas consideram como divisor do tempo os fatos históricos já os marxistas consideram o diferencial do tempo o tipo de sociedade que possuía a hegemonia.

O Positivismo pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros, objetivos e corretos. Para os positivistas, um de seus maiores ensinamentos, é a busca incessante de fatos históricos e sua comprovação empírica.

A noção de hegemonia foi criada no seio da tradição marxista para pensar as diversas configurações sociais que se  apresentavam em distintos pontos no tempo e no espaço. A teoria marxista baseia-se na concepção da hegemonia do proletariado.

4.  Sobre a Sociedade de Caçadores e Coletores

A) Antes do desenvolvimento da agricultura e da domesticação dos animais, os seres humanos viviam da caça de animais e da coleta de frutos, vegetais e raízes. Desta forma, dependiam da natureza para sobreviverem.

A Sociedade de Caçadores e Coletores não cultivavam plantas nem criavam animais. Consumiam alimentos que encontravam na natureza. Quando os alimentos se tornavam escassos, mudavam-se para outros lugares.  Os grupos humanos desse período foram denominados nômades.

5. Um das consequências da descoberta da agricultura foi a acumulação dos produtos da lavoura. É incorreto afirmar:

D) A necessidade de garantir a posse da propriedade também foi fundamentada na agricultura, pois era necessário para o sucesso da mesma que quem plantasse tivesse garantias de que o objeto do seu trabalho fosse do seu desfrute privado.

O desenvolvimento para uma vida sedentária, que foi permitida pela agricultura e domesticação de animais, necessitou também de um mínimo de regras sociais.

Estas regras garantiam a reprodução proporcional do grupo e das linhagens de plantas  cultivadas e de animais domésticos dos quais dependia sua sobrevivência.

Isso significa que  entre todas as regras que regiam a vida do grupo, existia um subconjunto  suficiente para permitir a esse grupo reproduzir-se e renovar seus novos  meios de existência.

Bons estudos!

Perguntas interessantes