Questão 2 - Descreva uma ação que você realizou para tornar as pessoas
mais felizes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você já fez alguma boa ação na vida? Tenho certeza que sim. Mas se você não sabe ao certo, vão aqui alguns exemplos:
-ajudar alguém a carregar as compras;
-manter uma porta aberta para alguém que vem logo atrás passar;
-pegar algo numa prateleira alta para quem não alcança;
-dar uma informação na rua;
-fazer um trabalho filantrópico;
-doar roupas, brinquedos, sapatos seus ou de seus filhos para orfanatos ou asilos;
-doar mensalmente uma quantia ou uma cesta básica a instituições que necessitam;
-acompanhar uma pessoa sozinha a um médico…
Uma boa ação é sempre uma via de mão dupla de satisfação. Ela favorece a quem recebe e também favorece a quem pratica. Se você já fez uma boa ação, deve se lembrar da sensação de ficar com o coração quentinho, acompanhada de um sentimento espetacular dentro de você.
Eu, particularmente, acho que o benefício acaba sendo maior para quem a boa ação. Muitos pesquisadores também pensaram o mesmo, e descobriram o quão poderosa ela é.
A boa ação nos eleva
O pesquisador Jonathan Haidt, da Universidade de Virginia, descobriu que cada vez que você faz uma boa ação, provoca uma sensação que ele chama de “elevação” em várias pessoas, ou seja, em vários níveis.
O primeiro nível de “elevação” causado pela boa ação é sentida pela pessoa que a recebe. Esta se sente bem em saber que alguém se importou com ela ,a ponto de ajudá-la de alguma maneira.
O segundo nível de “elevação” ocorre para quem fez a boa ação. Ele descreve este momento como “espiritual”, pois a pessoa sente-se num novo patamar com o mundo, tão boa é a sensação.
O terceiro nível de “elevação” que pode ocorrer numa boa ação se dá com as pessoas que presenciam a boa ação acontecer, ou escutam o relato da mesma. Ou seja, a boa ação afeta as pessoas envolvidas e as que estão em contato com elas.
Um exemplo são alguns programas televisivos que possuem um quadro na programação aonde o apresentador auxilia alguém ou à uma família. Há quadros aonde promovem reencontros de parentes, outros arrumam a casa de famílias com dificuldades, ou auxiliam animais vítimas de maus tratos, por exemplo. Quem assiste normalmente se emociona e se alegra com o resultado da boa ação apresentada.
Haidt também diz que ajudar alguém é uma excelente forma de transformar o mundo. Ele conta que aprendeu este princípio com o fundador da Universidade de Virginia, Thomas Jefferson, que dizia:
“Quando qualquer ato de caridade ou gratidão é apresentado à nossa visão, ficamos profundamente impressionados com sua beleza e sentimos um forte desejo de fazer o mesmo.”
Resposta:
ajuda as pessoas e o pobre