Quais são as condições históricas , culturais , sociais , econômicas e políticas que motivam a invisibilidade das mulheres negras ?
Soluções para a tarefa
Resposta: As mulheres negras são vítimas de inviabilidade pois nossa sociedade foi formada por homens que acreditavam serem os " senhores" de todo o poder. A sociedade antiga cultuou a mulher como um ser fraco e sem opinião.
A mulher de modo geral não tinha direito aí voto, a voz, a trabalhar e deveria falar em público apenas se o marido a autorizasse.
Como a maioria do território foi colonizado pela Europa, as negras/ africanas eram vistas apenas com objeto e mercadoria.
Com o passar do tempo as mulheres foram ocupando espaço no mundo, porém as mulheres negras encontram maior dificuldade em serem reconhecida e valorizada uma vez que o preconceito racial ainda é muito visto na sociedade.
Diante de todo o desconforto e desvalorização que sofrem foi necessário seguir em frente com atos que antes não eram feitos.
As mulheres negras se olharam e se viram capazes de mudar. Contando suas próprias histórias e agindo de forma a melhor a vida de outras mulheres e a sua também.
Resposta:
Explicação:
Este mau de subdividir a humanidade em grupos raciais, grupos os quais são dadas aos mesmos “diferenças” as quais se caracterizam principalmente pelo sexo e pela cor da pessoa é um mau pertencente a sociedade mundial como toda.
O exemplo que o texto base nos trás , é a falta do reconhecimento do direito a existência da mulher negra com seus costumes, suas formas de coexistir com as demais raças sendo tratada de forma heterogênea sendo vista como “um ser inferior, que não tem valor ”.
Vendo a história da mulher negra no contexto do Estado Brasil , vemos a mesma sendo arrancada/roubada do seu berço primordial, a África, isto no Brasil colônia , para ser uma mera escrava sem direito a uma identidade própria, sem direito a escolhas , sem direito a uma vida digna diante de uma raça européia constituída por “brancos” que se auto denominava como A PERFEITA.
A abolição da escravidão através da lei Áurea, em Maio de 1888 libertou as mesmas deste mau lhes dando o primeiro direito em nosso território agora, O DIREITO DE EXISTIR e na sociedade Brasileira. MAS DE QUAL FORMA? Muitas analfabetas,sem terra, sem teto , sem um trabalho assalariado , sem direito a tratamentos de saúde , sem direito a voto , sem direito a participar de decisões dos auto escalões do poder.
Com o passar dos anos estas mulheres conseguiram influenciar, foram ocupando espaços, conquistando direitos. Elas tiveram lutas as quais resultaram em grandes conquistas, mesmo assim ainda nos dias de hoje , ocupam na sociedade brasileira, o espaço de uma raça vista como inferior diante das demais na maioria dos casos.