QUESTÃO 2-A investigação do
interior da Terra é feita com base
nas caracteristicas de
propagação das ondas sismicas
registradas pelo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há três séculos, Sir Isaac Newton estimou, a partir dos cálculos da força de atração gravitacional entre os planetas, que a densidade média da Terra deveria ter o dobro da densidade das rochas em sua superfície. Desta forma, o interior da Terra deveria ter rochas muito mais densas do que aquelas encontradas em sua superfície.
Como seriam estas rochas muito mais densas? E como elas estariam distribuídas?
Hoje em dia sabemos que a Terra é formada basicamente por 3 camadas:
A crosta terrestre, a camada mais fina e superficial, que possui, em média, 40 km de espessura.O manto, uma camada rochosa viscosa de silicato logo abaixo da crosta, com aproximadamente 2886 km de espessura e correspondendo a cerca de 85% do volume do planeta.E finalmente o núcleo, o qual é dividido em uma parte externa líquida e uma interna sólida. Estima-se que ele seja formado basicamente por metais como ferro e níquel.Terremotos como ferramenta
A investigação direta do manto e do núcleo não é possível, uma vez que não temos acesso a estas regiões do planeta. Assim, os cientistas usam a energia gerada dos terremotos, para investigar a zona mais profunda da Terra.
A energia gerada nos terremotos é forte o suficiente para ser propagada através de ondas sísmicas que viajam internamente pela Terra. A análise das informações associadas aos terremotos fornecem novas evidências sobre a estrutura da Terra, além de conhecimento sobre os mecanismos causadores dos abalos sísmico. Sobre ondas sísmica, já conversamos sobre elas aqui.
Trajeto das ondas sísmicas
Com o auxílio de milhares de sismógrafos extremamente sensíveis foi possível medir o tempo e a trajetória de muitos tipos de ondas sísmicas. As primeiras observações de ondas sísmicas em longas distâncias mostrou que o caminho era curvo para cima, como mostrado na Figura 1. Isso era uma amostra que as ondas viajavam em velocidades mais altas em maiores profundidades.