Sociologia, perguntado por Wemerssoncarlos5653, 11 meses atrás

Questão 2/5 - Sociologia ContemporâneaO ponto central da sociologia de Max Weber é o conceito de ação social. A sociologia weberiana procura compreender como o ator dá sentido à sua conduta, à sua ação social, que pode ser racionalmente orientada.Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa correta a respeito da obra de Max Weber:AWeber afirma que os tipos ideais existem na realidade. Segundo este autor, todo tipo ideal ocorre primeiro na realidade para, somente depois, servir como método de pesquisa.BPara Weber, o indivíduo não é portador de intencionalidade.CWeber não parte da análise do todo para entender as partes; ele faz o caminho inverso: parte do indivíduo para entender a sociedade.DSegundo Weber, o pesquisador social poderá captar a realidade de forma completa.EWeber entendia que a sociedade moderna passava por processo de humanização.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

Olá



A alternativa A é a que melhor se aplica como correta.



Partindo deste ponto, vemos que Weber define o tipo ideal como a generalização da realidade, e, deste modo, essa reflexão se refere a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo, a fim de, construir um "todo".



As teorias de weber definem o tipo ideal como um objetivo de entender o indivíduo e a realidade ao seu redor, o que abre as portas para as características da ação social, cujo a mesma se divide em:

Ação social racional com relação a fins;

Ação racional com relação a valores;

Ação social afetiva;

Ação social tradicional.



Até mais!

Respondido por mateusfilhos
2

Resposta:   LETRA "C"

Weber não parte da análise do todo para entender as partes; ele faz o caminho inverso: parte do indivíduo para entender a sociedade.

Explicação:    PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 114.

Perguntas interessantes